Confins do Universo 201 - Arigatô, sensei Akira Toriyama!
OUÇA
Notícias

Angola Janga, Cumbe e Carolina, títulos da editora Veneta, serão adotados por escolas

14 setembro 2018

Os quadrinhos Angola Janga, Cumbe (ambos de Marcelo D’Salete) e Carolina (João Pinheiro e Sirlene Barbosa) foram aprovadas no mais recente edital do Plano Nacional do Livro Didático Literário (PNLD Literário).

As três obras tratam de temas como a escravidão e a discriminação racial e, a partir de 2019, serão adotadas em escolas públicas de ensino médio de todo o Brasil. Em outubro, professores de toda a rede farão a escolha dos livros.

Consideradas por especialistas um importante instrumento no tratamento de temáticas transversais a variados campos do conhecimento, as histórias em quadrinhos podem atender simultaneamente a diversos objetivos de aprendizagem.

Os três títulos da Veneta selecionados trazem poderão ser utilizados como material de apoio ao ensino da história e da cultura afro-brasileira e africana, que passou a fazer parte do currículo obrigatório das escolas com a lei 10.639/03, e abordam temas como o quilombo de Palmares, a resistência nas senzalas e a história da escritora negra Maria Carolina de Jesus

Cumbe (leia review aqui) venceu, neste ano, o Eisner Awards, considerado o Oscar dos quadrinhos, e já foi publicado em países como Estados Unidos, França, Portugal, Áustria, Alemanha e Itália.

Angola Janga - Uma história de Palmares (leia review aqui) venceu o Troféu HQ Mix deste ano, e já foi publicado em países como Estados Unidos, França, Áustria, Alemanha e Portugal.

Carolina foi indicado ao Jabuti 2017, e já foi publicado na França.

Angola Janga

Cumbe

Carolina

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA