Ben Affleck é o novo Batman

Por Samir Naliato
Data: 23 agosto, 2013

Ben AffleckUm dos assuntos mais comentados das últimas semanas chegou ao seu desfecho, e mais rápido do que o esperado. Após muitas especulações, a Warner Bros. confirmou que Ben Affleck foi escalado para ser o novo intérprete de Bruce Wayne/Batman, na sequência de O Homem de Aço. A data oficial da estreia do longa-metragem, ainda sem título definido, é 17 de julho de 2015.

Zack Snyder retorna como diretor, juntamente com Henry Cavill (Clark Kent/Superman), Amy Adams (Lois Lane), Diane Lane (Martha Kent) e Laurence Fishburne (Perry White).

Affleck, de 41 anos, é o mais recente ator a vestir a máscara do herói nas telonas. Antes dele, Michael Keaton (Batman e Batman – O Retorno), Val Kilmer (Batman Eternamente), George Clooney (Batman & Robin) e Christian Bale (trilogia O Cavaleiro das Trevas, dirigida por Christopher Nolan) desempenharam o mesmo papel.

Sua idade vai ao encontro da notícia de que a Warner pretende apresentar um Batman mais experiente, na casa dos 40 anos. Além disso, Affleck virou um dos profissionais mais requisitados pelo estúdio nos últimos anos, graças aos filmes que dirigiu. Ele chegou a ser cogitado para comandar o longa-metragem da Liga da Justiça, mas o projeto foi engavetado.

“Sabíamos que precisávamos de um ator extraordinário para esse que é um dos super-heróis mais populares da DC Comics, e Ben Affleck certamente preenche os critérios”, afirmou Greg Silverman, presidente da Warner.

Para Snyder, Affleck é um bom contraponto para o Superman de Cavill. “Ele tem talento para criar um personagem multifacetado, mais velho e sábio do que Clark Kent e que traz marcas de sua longa luta contra o crime. Em contraponto, possui o charme que o mundo enxerga no bilionário Bruce Wayne”, afirmou.

Affleck tem uma carreira de altos e baixos, marcada por um ressurgimento nos últimos anos. Em 1997, ganhou um Oscar pelo roteiro de Gênio Indomável, ao lado do amigo Matt Damon. Sua carreira decolou e ele passou a ser um dos atores mais requisitados de Hollywood, mas projetos de qualidade duvidosa o marcaram nos anos seguintes.

A reviravolta em sua carreira na indústria cinematográfica começou quando decidiu se dedicar ao cargo de diretor (mas sem abandonar a atuação), fazendo produções elogiadas pela crítica, como Medo da Verdade (2007), Atração Perigosa (2010) e Argo (2012). Este último foi o vencedor do Oscar deste ano, como melhor filme.

O ator não é estranho ao mundo dos quadrinhos. Em 2003, há exatos dez anos, ele viveu o papel principal em Demolidor, personagem da concorrente Marvel. Entretanto, o filme foi mal recebido.

Já em 2006, participou de Hollywoodland. Curiosamente, interpretou o papel de George Reeves, ator que viveu o Superman no antigo seriado televisivo, e chegou a vestir a roupa do Homem de Aço.

• Outros artigos escritos por

.

.

.