Darwyn Cooke morreu aos 53 anos após luta contra câncer

Por Samir Naliato
Data: 16 maio, 2016

O famoso quadrinhista e animador canadense Darwyn Cooke faleceu no último sábado, dia 14 de maio, após luta contra um tipo agressivo câncer. Seu estado de saúde só se tornou público um dia antes, em comunicado de sua esposa, Marsha, quando sua condição piorou.

“Lamentamos informar que Darwyn perdeu a luta contra o câncer na manhã de hoje, às 1h30min. Nós lemos todas as mensagens de apoio durante o dia de ontem. Ele pôde sentir o amor de vocês, e estava cercado por amigos e a família em sua casa, na Flórida”, disse o comunicado oficial.

Dentre os trabalhos mais famosos de Darwyn Cooke, estão DC – A Nova Fronteira (obra que chegou a ser adaptada como uma longa-metragem de animação, leia o review dos dois volumes publicados pela Panini aqui e aqui), Mulher-Gato, um título moderno do Spirit, Antes de Watchmen (minisséries dos Minutemen e Espectral) e Parker – O Caçador (sendo este o mais recente trabalho do autor a sair no Brasil, ano passado, pela Devir. Clique aqui para ler o review do primeiro volume).

Darwyn Cooke

Também no ano passado, ele venceu o Eisner Awards como melhor capista pela série de capas variantes temáticas para a DC Comics.

Em 2014, ele produziu um curta animado em comemoração aos 75 anos de Batman. Além de quadrinhista, Darwyn também trabalhou em animação na Warner Bros. Animation, tendo colaborado nos desenhos do Batman, Superman e Batman do Futuro.

Outros quadrinhos produzidos pelo autor foram Batman – Ego, Solo, o crossover do Batman com o Spirit, e colaborações com Jonah Hex, Homem-Aranha, X-Force e diversas ilustrações para capas.

A maior parte de seu trabalho foi para a DC Comics, e a editora divulgou um comunicado a respeito do falecimento de Darwyn.

“Darwyn Cooke tinha uma visão única do Universo DC, mas ainda assim aceita por todos. Após ver seus designs e conceitos atemporais para Batman, Mulher-Gato, Superman, Mulher-Maravilha, Lanterna Verde ou qualquer outro personagem, sua jubilante interpretação dos heróis era adotada pelos fãs, que queriam mais. Sua interpretação dos heróis mais icônicos do mundo era de tirar o fôlego, elegantes, poderosas e legais. São algumas das imagens mais bonitas e divertidas já feitas”, afirma a DC.

“Ele era compassivo e combativo, abordando tudo o que fez com tenacidade e temeridade que não se vê no mundo atual que tem medo de ofender. A arte simples e brilhante, e a fluência natural da sua narrativa, não só elevou como melhorou todos os projetos o quais trabalhou. A paixão pelos quadrinhos era refletida em capa quadro de cada página. Trabalhar com ele era desafiador. Passávamos horas debatendo sobre uma história e depois alguns meses sem conversar, mas sempre nos reencontrávamos. Essa é uma perda para todo o mercado, mas a sinto de maneira bastante pessoal”, relembrou o editor Dan DiDio.

.

Darwyn Cooke

• Outros artigos escritos por

.

.

.

  • Eduardo Roq

    Um dos melhores quadrinhistas q tive o prazer d ler e q foi cedo d+. Uma grand perda

  • Marco1964

    Uma perda irreparável! R.I.P.

  • Ronald Teixeira Martins

    Ele era muito bom. Vai fazer falta.

  • Dyel Dimmestri

    Uma Perda Lamentável…
    E Como fica o Future Quest(a HQ que reúne os Super-Heróis da Hanna-Barbera,publicado pela DC)?

    • Adriano

      Fãs de HQ e suas prioridades…
      Um dos grandes autores morre de câncer, repentino e a pergunta que vem é como fica a série que você está esperando…

      • Dyel Dimmestri

        Oh,Me desculpe…. acho que fui um pouco grosseiro.
        É que como este projeto da DC/HB é,sem dúvida,um dos projetos mais aguardados do ano,e ele,sendo um artista de peso,cujo estilo eu admirava,estava envolvido nisto,fiquei com esta indagação…
        Mais uma vez,mil perdões.

        • Dyel, pelo q tenho visto, o Cooke só colaborou com o desenvolvimento dos personagens, roteiro e arte das HQs estão a cargo de outros artistas, logo, não muda nada, exceto q não teremos uma provável participação do Cooke em futuras HQs dos personagens, infelizmente.

    • Larrous

      Adriano, Não leva a mal o dyel. Acontece.

    • Canoa Furada

      Provavelmente continua com o lançamento pra amanhã.

      O Darwyn Cooke fez a parte de character design, a arte fica por conta de Evan Shaner e Steve Rude com cores de Jordan Bellaire.

  • Triste notícia é uma grande perda. Essa me pegou de surpresa. Um dos meus artistas favoritos.

  • Larrous

    Fiquei chocado ao ler isso. Darwyn era realmente ímpar seus trabalhos. Tenho quase todos os lançamentos dele aqui no BR. Vá em paz, meu caro. É com muito pesar que escrevo isso sobre ele.

  • VAM!

    Olá Samir, bom dia.

    Geralmente quando recebemos a notícia sobre o falecimento de um artista já em idade avançada, que adoramos e acompanhamos por anos seu trabalho no mercado de quadrinhos, podemos nos consolar sabendo que o mesmo teve uma vida rica de realizações profissionais, foi assim o meu sentimento em relação as perdas de Jack Kirby, Joe Kubert e Will Eisner.

    Mas, uma morte abruptamente precoce como a de Cooke, em plena atividade profissional é absolutamente desoladora. Caramba, 54 anos somente!

    A sua falta ainda será muito sentida e lastimada num meio profissional que cada vez mais carece de mentes criativas e inovadoras.

    Sem mais delongas, encerro dizendo, obrigado por tudo Sr. Cooke.
    VAM!

    • Dcnauta Marvete

      O excelente comentário reproduz exatamente o meu sentimento.

  • alexandrino

    Será o estresse da profissão que mata a maioria dos nossos artistas dessa forma? Muita falta você vai fazer, fera.

  • Canoa Furada

    Realmente foi muito rápido do anúncio que ele estava enfrentando a doença até o seu falecimento. A visão única dele do UDC me fez ler vários títulos dessa editora.

    Terminei de ler Twilght Children e veio essa notícia inesperada. Um grande artista!

  • Alessandro Souza

    Ele era um dos caras que realmente entendiam os heróis. Boa viagem Darwyn!

  • Pedro Ribeiro

    Equipe do Universo HQ, vcs demoraram dois dias para dar uma notícia importante dessas… aí fica difícil. Viva Cooke!

    • Mas nas redes sociais postamos no mesmo dia, inclusive com uma homenagem mostrando artes dele.

      • Pedro Ribeiro

        Ok! Ponto para vcs! :)

  • Pedro Ribeiro

    Gostaria também que vocês falassem sobre os boatos de ASSÉDIO SEXUAL de Eddie Berganza! A DC tem que apurar e não pode deixar isso impune. ONDE THÁ FUMAÇA HÁ FOGO!

    • Marco1964

      Perguntar não ofende: o que é que tem a ver assédio sexual e Eddie Berganza com o falecimento de um gênio dos quadrinhos?!

  • Dcnauta Marvete

    Odeio o câncer. :(