Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Está em contrato: Homem-Aranha precisa ser branco e heterossexual nos cinemas

22 junho 2015

Andrew Garfield como Homem-AranhaDesde que foi anunciado um acordo entre os estúdios Sony Pictures Entertainment e Marvel Studios para o Homem-Aranha fazer parte do Universo Marvel Cinematográfico, especulou-se qual versão do herói seria adaptado. Teria chegado a vez do Homem-Aranha negro, como nas revistas da linha Ultimate Marvel?

Agora já se sabe que os produtores estão procurando um jovem ator branco para viver Peter Parker. Mas e-mails vazados e publicados pelo WikiLeaks mostram que não se trata de uma mera escolha criativa, mas sim uma obrigação que consta no contrato entre as duas empresas.

De acordo com as informações, é obrigatório que os filmes mostrem o Homem-Aranha como personagem heterossexual e Peter Parker com etnia caucasiana. Outras obrigatoriedades incluem o fato de o herói ter de ser homem, não praticar tortura, não matar, não falar palavrões que infrinjam a classificação etária PG-13, não fumar, não vender ou distribuir drogas ilegais, não usar álcool, não fazer sexo antes dos 16 anos e não praticar sexo com ninguém abaixo dos 16 anos.

O contrato firmado em setembro de 2011 abre uma ressalva no caso de uma possível homossexualidade, dizendo que isso só seria permitido caso a Marvel publicasse uma história retratando o alter ego do herói desta maneira.

Ainda consta um perfil de Peter Parker, que precisa ser seguido. Esse guia diz que seus pais se ausentaram durante a infância dele; foi criado por Tia May e Tio Ben; ganhou os poderes enquanto estudava no segundo grau; criou o primeiro uniforme azul e vermelho; a roupa preta é um simbionte alienígena e não foi criada por Peter; cresceu em uma casa do Queens, em Nova York;  e estudou na cidade de Nova York.

Trata-se basicamente de normas para garantir que os aspectos clássicos do personagem sejam seguidos na adaptação. Assim, a Sony não poderia lançar um filme mostrando Peter Parker como latino ou negro, por exemplo.

Desde de que foi decidido que não haveria uma continuação de Homem-Aranha 3 (2007), muito se especulou sobre uma possível versão negra do herói, principalmente após o ator afro-americano Donald Glover fazer uma campanha para viver o herói nas telonas. O escolhido acabou sendo Andrew Garfield (O Espetacular Homem-Aranha, 2012).

O movimento de Glover acabou sendo seguido pela criação do alter ego de Miles Morales, o Homem-Aranha do Universo Ultimate. Por coincidência (ou não), a primeira aparição de Morales aconteceu em agosto de 2011, um mês antes desta versão do contrato entrar em vigor.

As informações não deixam claro se a Sony poderia lançar um filme utilizando Miles Morales.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA