Confins do Universo 201 - Arigatô, sensei Akira Toriyama!
OUÇA
Notícias

O Homem de Aço tem novidades, campanha viral e ultimato do General Zod

15 abril 2013

Na semana passada, foram divulgadas fotos inéditas de O Homem de Aço, pela revista Entertainment Weekly. Mas a publicação trouxe muito mais do que as imagens. Em entrevista com o diretor Zack Snyder, o roteirista David S. Goyer e membros do elenco, vários detalhes sobre a trama foram divulgados.

Até mesmo o presidente da Warner Bros. Pictures Group, Jeff Robinov, foi entrevistado para o artigo. E ele fez duas importantes revelações. A primeira é que o filme servirá como uma introdução ao universo cinematográfico compartilhado do Universo DC. "Irá definir o tom de como os filmes serão a partir de agora. Então, sim, este é um primeiro passo", afirmou.

Isso significa que poderão haver referências a outros personagens. "Tudo pode existir nesse mundo. O Batman de Nolan foi deliberadamente posicionado como um mundo fechado. Era isolado dos demais, sem qualquer conhecimento de outros super-heróis. O que Zack e Chris (Nolan) fizeram aqui é um filme que permitirá introduzir outros personagens neste mesmo mundo", explica.

Ainda de acordo com Robinov, um anúncio oficial será feito pelo estúdio nas próximas semanas, a respeito de seus planos para os heróis da DC. Ele também confirmou que Christopher Nolan e Christian Bale, respectivamente o diretor e ator da trilogia do Cavaleiro das Trevas, não estão envolvidos no futuro filme da Liga da Justiça, desmentindo assim os rumores que surgiram no mês passado.

Já o ator Henry Cavill comentou sobre o conflito que Clark Kent enfrentará neste reboot. "Imagine como seria ser alguém como Clark e se sentir um estranho entre aqueles que ele ama, nunca podendo desenvolver uma relação completa com as pessoas, por medo de eles descobrirem o quão bizarro você é", argumenta. "Nem você mesmo entende exatamente o que é. É uma existência solitária para alguém com tanto poder e responsabilidade. Mesmo que ele não seja suscetível às fragilidades físicas da raça humana, ele definitivamente possui as mesmas fragilidades emocionais."

Para Michael Shannon, que viverá o General Zod, sua abordagem do vilão é diferente da que foi vista nos filmes de Richard Donner, na década de 1970. "Na verdade, ele tem alguma afeição por todos os que são kryptonianos. E isso inclui o Superman. Ele não possui sentimentos malignos em relação a Kal-El, apenas quer que ele seja mais patriótico."

O Homem de Aço

Mas o mesmo não pode ser dito em relação a Faora. Segundo a atriz Antje Traue, a vilã "é uma psicopata. Ela é um ser criado geneticamente, guiado pela necessidade e o prazer de matar", resume.

E essa será uma das principais mudanças na mitologia do personagem, em relação à encarnações cinematográficas anteriores. Em Krypton, é feita uma engenharia genética na formação dos fetos, para as pessoas terem tendência a se tornar cientistas, guerreiros ou o que quer que seja, e a trama trará um conflito entre a formação natural ou com interferência artificial sobre o destino que as pessoas podem tomar em suas vidas.

Kal-El será único entre os bebês kryptonianos, porque ele foi concebido de forma natural por Jor-El e Lara, livre de manipulação genética que definiria o curso de sua vida. E isso torna sua existência altamente ilegal na sociedade do planeta.

Enquanto essas noções são inéditas no cinema ou televisão, há décadas o assunto é parte integral da mitologia do personagem nos quadrinhos. No reboot da década de 1980, o quadrinhista John Byrne tornou Krypton um planeta altamente evoluído na ciência da clonagem e criou todo um enredo em torno do assunto.

Já o novo Superboy, surgido na década de 1990 após a saga A Morte do Superman, é um clone criado a partir da mistura do DNA kryptoniano de Clark Kent e do DNA terráqueo de Lex Luthor.

Na noite de ontem, uma mensagem codificada em kryptonês de um dos sites virais foi revelada, dizendo "você não está sozinho". Logo surgiu um vídeo no site oficial do longa-metragem, que mostra o General Zod enviando uma mensagem à Terra em meio a muita estática. "Meu nome é General Zod. Há algum tempo, o seu mundo vem abrigando um de meus cidadãos. Solicito que devolvam esse indivíduo à minha custódia. A Kal-El, eu digo isso: entregue-se em 24 horas, ou veja este mundo sofrer as consequências."

Assista abaixo.

Assim como referências anteriores que remetem aos quadrinhos do personagem, a mensagem do General Zod lembra muito a história da graphic novel Superman - Terra Um, publicada pela Panini no ano passado, que reconta a origem do herói de maneira independente da cronologia das revistas mensais. Nela, uma raça alienígena invade o planeta em busca de Kal-El, antes de ele assumir a identidade de Superman.

Esse pode ser também o motivo de o Superman aparecer algemado em materiais de divulgação.

Junto com esse vídeo, um novo site viral foi divulgado, chamado I Will Find Him ("Eu o encontrarei"). Ao acessar a página, uma contagem regressiva em números kryptonianos é exibida e irá zerar na próxima terça-feira, à tarde.

Parece o mesmo esquema de divulgação usado em dezembro do ano passado, quando o contador acabou revelando o segundo trailer do filme. Resta esperar e ver se, amanhã, os fãs poderão assistir ao terceiro trailer de O Homem de Aço.

O Homem de Aço

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA