Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

O Universo Marvel deixou de existir

13 maio 2015
Aviso aos leitores: este artigo lida com fatos recentes do Universo Marvel, divulgados na mídia norte-americana, que ainda são inéditos no Brasil. Por isso, aborda acontecimentos que certamente podem prejudicar o prazer de sua leitura no futuro.

 

Secret Wars # 1Com a publicação de Secret Wars # 1, no início de maio, o Universo Marvel – como conhecemos desde 1961 – deixou de existir.

Os responsáveis por isso são Jonathan Hickman e Esad Ribic.

Mas não foi apenas a Terra-616 (o nome pelo qual é conhecida a principal linha temporal do Universo Marvel) que pereceu, mas todas as outras realidades, incluindo a do Universo Ultimate (Terra-1610).

No final de Secret Wars # 1, a editora publicou o obituário dessas “dimensões”: Universo Marvel – 1961-2015; Universo Ultimate – 2000-2015.

A minissérie Secret Wars terá oito edições e faz parte um crossover maior, que é ao mesmo tempo uma espécie de reboot do Universo Marvel e uma grande homenagem às principais histórias publicadas pela "Casa das Ideias".

Os eventos da primeira edição servem de conclusão para toda a história que estava sendo contada em Avengers, New Avengers e outros títulos interligados, a maioria deles de autoria de Hickman.

Assim como na HQ Guerras Secretas original (minissérie de 1984-1985, de Jim Shooter e Mick Zeck), o Dr. Destino também tem um papel de enorme relevância. Aliás, isso já estava sendo destacado desde a revelação da identidade do Grande Destruidor, Rabum Alal, em New Avengers # 31.

Na Marvel pós-cataclisma, as histórias acontecem no planeta Battleworld, um mundo criado por partes de outras realidades do extinto Universo Marvel e controlado pelo Dr. Destino, que está acima de todos: Apocalipse e seus quatro cavaleiros, Sr. Sinistro, os irmãos Braddock, a tropa dos Thors, entidades místicas do Egito antigo etc.

Junto com o Dr. Destino estão a tropa Thor; Stephen Strange – o antigo Dr. Estranho –; o xerife de Agamotto, representando a religião; e Valéria Richards, a representante da ciência.

O novo paraíso do Dr. Destino possui uma muralha que impede a invasão das hordas da Aniquilação, do mundo dos Zumbis Marvel e da inteligência artificial de Ultron.

E se essas ameaças não bastassem, a Cabal de Thanos – Reed Richards (do Universo Ultimate), Namor, Maximus, Terrax, Cisne Negro, Proxima Midnight e Corvus Glaive – escapou da destruição.

Além dessa minissérie, a editora publicará outros títulos interligados nos selos Last Days, Battleworld e Warzones.

Secret Wars # 2

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA