Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Roteiro de A Piada Mortal está disponível online

19 agosto 2013

Cena de Batman - A Piada MortalO recente interesse pelo final de A Piada Mortal (The Killing Joke), de Alan Moore e Brian Bolland, surgiu após a conversa entre Kevin Smith e Grant Morrison, na edição #44 do podcast Fatman on Batman. O assunto já foi discutido num artigo do Universo HQ.

A polêmica gira em torno das possibilidades existentes na página final da HQ. Dentre as posições mais defendidas, estão "Coringa não morreu" e "Batman matou o Coringa" (é a proposta de Grant Morrison). Mas também existem outras hipóteses, como "Batman e o Coringa morreram envenenados" (sugestão de Rich Johnston, do site Bleeding Cool).

Recentemente, o roteiro completo (em inglês) de A Piada Mortal foi postado no Tumblr Killing Joke Script.

Moore escreveu 128 folhas para descrever o que ocorre nas 46 páginas de A Piada Mortal. O roteiro é bastante explícito sobre as intenções dele, mas não versa sobre a morte do Coringa no final da história.

Rich Johnston levantou a hipótese de que "se" o Coringa morreu, pode não ter sido a intenção de Moore, mas do desenhista Brian Bolland, após os retoques feitos na edição definitiva.

Existem duas versões de A Piada Mortal: a original, publicada nos Estados Unidos em 1988, com colorido de John Higgins; e a definitiva, que foi recolorida e teve parte da arte retocada por Bolland, lançada em 2008.

Comparação das duas versões de Batman - A Piada Mortal

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA