Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Rumores sobre o futuro do Quarteto Fantástico

3 junho 2014
Aviso aos leitores: este artigo lida com fatos recentes do Universo Marvel, divulgados na mídia norte-americana, que ainda são inéditos no Brasil. Por isso, aborda acontecimentos que certamente podem prejudicar o prazer de sua leitura no futuro.

 

O futuro do Quarteto Fantástico é incerto.

Recentemente, o site Bleeding Cool divulgou rumores sobre o Quarteto Fantástico e os X-Men. Tudo começou quando uma ilustração preparada para a celebração dos 75 anos de aniversário da Marvel Comics não incluía nenhum membro das duas equipes.

Por coincidência, a 20th Century Fox possui os direitos de adaptação para o cinema de ambas, e tem planos para lançar um novo filme do Quarteto Fantástico, em 2015, e X-Men – Apocalipse, em 2016.

Ao contrário do que ocorre com a Sony, detentora dos direitos de adaptação para o cinema do Homem-Aranha, as relações entre a Marvel Studios e a 20th Century Fox não são amigáveis.

Investigando a ausência dos personagens da ilustração, o Bleeding Cool obteve confirmação de fontes anônimas de dentro da Marvel, de que o Quarteto Fantástico não participaria da celebração do aniversário de 75 anos da editora e que também poderia ter seus títulos cancelados.

Aparentemente, o sumiço dos heróis estaria ligado às péssimas relações entre Walt Disney Company, Marvel Comics e 20th Century Fox. Os personagens em questão foram licenciados para a Fox durante o período no qual a Marvel estava tentando evitar uma falência, antes da aquisição da empresa pela Disney e do início do seu bem-sucedido universo cinematográfico.

Mas existe um outro fator, mais pessoal, ligado a esses eventos. Segundo os rumores, algumas fontes ligadas à Marvel dizem que as ordens estão vindo de Isaac "Ike" Perlmutter, bilionário que é o CEO da Marvel Comics desde 2005 e um dos maiores acionistas da Walt Disney Company.

Existem algumas evidências: um documento enviado aos artistas da "Casa das Ideias" proíbe que os personagens do Quarteto Fantástico sejam ilustrados nos trading cards comemorativos do aniversário de 75 anos da empresa; todas as imagens relativas ao Quarteto Fantástico foram tiradas do escritório da editora; imagens usadas pelos licenciantes foram removidas do FTP da Marvel Comics.

Fantastic Four # 1, capa de Alex Ross O cartaz do aniversário de 75 anos da Marvel Comics que gerou os rumores

O site Comic Book Resources corroborou algumas dessas informações, e revelou que, aparentemente, o Quarteto Fantástico e Ultimate Fantastic Four serão colocados em um hiato temporário. A data da pausa é incerta. Apesar disso, os heróis ainda serão vistos em outras revistas, mas não em seus títulos próprios.

A suspensão das revistas do Quarteto Fantástico poderá ocorrer durante a promoção do novo filme da Fox.

Quanto aos X-Men, os títulos mutantes estão numa posição mais segura graças ao fato de que são alguns dos mais vendidos da editora. Mesmo assim, salvo o crossover Axis, que também envolverá os Vingadores, parece que a Marvel não tem planos para realizar grandes eventos com os pupilos de Charles Xavier sem a participação de outros grupos, como Vingadores ou Guardiões da Galáxia. Além disso, diversas revistas já misturam Vingadores e mutantes como, por exemplo, Uncanny Avengers.

Também existe o fato de que a Marvel parece estar usando os Inumanos como uma alternativa aos mutantes. Esses personagens, criados por Stan Lee e Jack Kirby, possuem poderes tão variados quanto os dos X-Men e estão sendo alvo de grandes eventos que influenciaram todo o Universo Marvel, e criaram novos personagens.

Os Inumanos ganharam uma nova revista própria recentemente. A heroína muçulmana Kamala Khan, a nova Miss Marvel, também é inumana, e surgiu após o crossover Inhumanity.

Tom Brevoort, editor sênior da Marvel Comics, negou essas afirmações, mas de maneira evasiva, sem muito vigor. Ele também não ofereceu detalhes sobre o futuro dos personagens.

Brevoort garantiu que os títulos do Quarteto Fantástico não serão cancelados esta semana ou este mês e que continuarão a ser publicados até o próximo ano. Ele também disse que a melhor maneira dos leitores protestarem não é abandonando a revista, mas garantindo que as suas vendas cresçam.

Mas a declaração de Brevoort não impede que as revistas sejam suspensas em abril ou maio de 2015, antecedendo a campanha promocional nas semanas anteriores ao lançamento do novo filme do Quarteto Fantástico, e retorne, por exemplo, em junho ou julho, após a exibição nos cinemas.

Toda essa atitude negativa envolvendo a "primeira família da Marvel" seria para não dar suporte nem o menor incentivo promocional à película da Fox, que terá um elenco diferente e que possivelmente caminha para um direção diferente dos títulos da Casa das Ideias.

Não seria a primeira vez que a Marvel Comics deixa de publicar títulos importantes ou os isola de seu universo principal. Durante mais de um ano, Quarteto Fantástico, Capitão América, Vingadores e Homem de Ferro fizeram parte de um universo separado do Marvel tradicional, na saga Heróis Renascem. Thor ficou alguns anos sem ser publicado.

Apesar de tudo isso, é impossível dizer se os títulos serão cancelados, se faz parte de uma estranha jogada de marketing, se é uma forma de pressionar a Fox, ou até se os rumores estão exercendo uma influência sobre as decisões da editora, que pode evidentemente mudar de rumo sem muita necessidade de dar explicações ou de jogar uma luz sobre os fatos.

Elenco original dos filmes do Quarteto Fantástico, da 20th Century Fox

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA