Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

FIQ homenageia Álvaro de Moya, Douglas Quinta Reis e Toninho Mendes

1 junho 2018

Cobertura UHQ: FIQ 2018

.

A décima edição do FIQ - Festival Internacional de Quadrinhos já começou e continua até o próximo dia 3 de junho, na Serraria Souza Pinto (Av. Assis Chateaubriand, 809, Floresta), em Belo Horizonte/MG.

Para 2018, os organizadores decidiram homenagear três importantes nomes do mercado nacional que faleceram em 2017.

O espaço principal do evento, onde fica o Beco dos Artistas e estandes de editoras e livrarias, recebeu o nome de Pavilhão Douglas Quinta Reis. Douglas foi um dos fundadores da Devir Livraria e Editora e faleceu em 13 de outubro do ano passado, vítima de um ataque cardíaco fulminante.

Já o local usado para os autores autografarem seus trabalhos foi batizado de Praça de Autógrafos Álvaro de Moya. Jornalista especializado em quadrinhos, desenhista, ilustrador, escritor, diretor de cinema e televisão, Álvaro de Moya partiu no dia 6 de agosto passado, após ficar internado por causa de um acidente vascular cerebral.

O terceiro ambiente do FIQ, dedicado a palestras e debates, ganhou o nome de Auditório Toninho Mendes. Ele foi editor, trabalhou em famosas publicações nacionais de quadrinhos e fundou a cultuada Circo Editorial, em 1984, onde comandou títulos como CircoChiclete com BananaGeraldão e Piratas do Tietê. Toninho faleceu no dia 18 de janeiro de 2017 vitimado por um acidente doméstico.

Pavilhão Douglas Quinta Reis

Douglas Quinta Reis

Álvaro de Moya

Toninho Mendes

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA