FIQ homenageia Álvaro de Moya, Douglas Quinta Reis e Toninho Mendes

Por Samir Naliato
Data: 1 junho, 2018

Cobertura UHQ: FIQ 2018

.

A décima edição do FIQ – Festival Internacional de Quadrinhos já começou e continua até o próximo dia 3 de junho, na Serraria Souza Pinto (Av. Assis Chateaubriand, 809, Floresta), em Belo Horizonte/MG.

Para 2018, os organizadores decidiram homenagear três importantes nomes do mercado nacional que faleceram em 2017.

O espaço principal do evento, onde fica o Beco dos Artistas e estandes de editoras e livrarias, recebeu o nome de Pavilhão Douglas Quinta Reis. Douglas foi um dos fundadores da Devir Livraria e Editora e faleceu em 13 de outubro do ano passado, vítima de um ataque cardíaco fulminante.

Já o local usado para os autores autografarem seus trabalhos foi batizado de Praça de Autógrafos Álvaro de Moya. Jornalista especializado em quadrinhos, desenhista, ilustrador, escritor, diretor de cinema e televisão, Álvaro de Moya partiu no dia 6 de agosto passado, após ficar internado por causa de um acidente vascular cerebral.

O terceiro ambiente do FIQ, dedicado a palestras e debates, ganhou o nome de Auditório Toninho Mendes. Ele foi editor, trabalhou em famosas publicações nacionais de quadrinhos e fundou a cultuada Circo Editorial, em 1984, onde comandou títulos como CircoChiclete com BananaGeraldão e Piratas do Tietê. Toninho faleceu no dia 18 de janeiro de 2017 vitimado por um acidente doméstico.

Pavilhão Douglas Quinta Reis

Douglas Quinta Reis

Álvaro de Moya

Toninho Mendes

• Outros artigos escritos por

.

.

.

  • Valdir Pedrosa

    Estive no FIQ hoje com minha esposa e tivemos a honra de conhecer pessoalmente o Sidão. Conversamos rapidamente e tiramos uma foto, que guardarei com muito carinho. Ao vivo e a cores, o Sidney é esse cara bacana e super atencioso que aprendemos a admirar pelo seu excelente trabalho. Sidão, foi um grande prazer conhecê-lo. Espero que isso se repita em outros eventos e também com o Samir, Naranjo e o Sérgio. Grande abraço e muito obrigado pelo carinho e pela atenção.

    • Samir Naliato

      Eu tb estou no FIQ. Sábado e Domingo passarei os dias lá, se tivermos a oportunidade, trocamos um olá!

      • Valdir Pedrosa

        Oi, Samir. O Sidney comentou mesmo que você chegaria hoje a tarde, mas não pudemos esperar, infelizmente. Se eu conseguir adiar alguns compromissos, retornarei no sábado ou no domingo e te procurarei lá. Grande abraço.