Confins do Universo 031 – Logan, o X da questão

Por Samir Naliato
Data: 22 março, 2017

Logan chegou aos cinemas recebendo elogios do público e da crítica, e marcando a despedida do ator Hugh Jackman no papel de Wolverine, após 17 anos interpretando o mutante mais invocado da Marvel.

A primeira grande adaptação cinematográfica de super-heróis deste ano é o tema deste Confins do Universo! Debatemos as similaridades e diferenças para a saga dos quadrinhos O Velho Logan, as origens da personagem X-23, pontos altos e baixos do filme, cronologia, as inspirações no faroeste e nos road movies, o futuro da franquia dos X-Men e a polêmica envolvendo o tradicional traje das HQs!

E ainda: perguntas dos ouvintes e erros de gravação!

Confins do Universo 031 – Logan, o X da questão

.

Podcast em vídeo

.

Participantes

_____________________________________________________________

Comentado neste programa

_____________________________________________________________

Contato

Envie a sua mensagem com sugestões, elogios ou críticas: podcast@universohq.com
Mensagem de voz via Whatsapp para (11) 94583-5989
Redes sociais: Twitter – Facebook – InstagramGoogle+Youtube

_____________________________________________________________

Assine o Confins do Universo

Feed RSS – http://podcast.universohq.com/feed/
iTunes Store

_____________________________________________________________

Edição e Sonorização

O Confins do Universo é editado por Rádiofobia Podcast e Multimídia.

_____________________________________________________________

Narração de abertura e encerramento

Guilherme Briggs – Twitter – Facebook – Instagram

_____________________________________________________________

Logotipo do Confins do Universo

Damasio Neto – Facebook – Instagram

_____________________________________________________________

Ilustração do Confins do Universo

Daniel Brandão – Twitter – Facebook – Site Oficial


Confins do Universo

• Outros artigos escritos por

.

  • Alessandro Souza

    Uhuuuu!!! Finalmente achei uma voz que bate com a minha. Eu estava me achando uma espécie de ET, pois todo mundo ficava babando pela HQ “Velho Logan” e só eu não havia gostado. Pra mim, é um pastiche sem-vergonha do filme “Os imperdoáveis”. Comprei a graphic por causa da indicação aqui no Site e me arrependi.
    Mas o filme Logan é bom. Muito bom.
    E Shane já era meu filme favorito. Pronto. Falei.
    Mudando um pouco de assunto, eu gostaria de sugerir um podcast com um tema digamos, mais “amplo”: Esse “fla-flu” que tomou conta dos fãs. DC vs Marvel, Warner vs Disney, etc. Quem sabe a opinião de um pessoal mais qualificado (?) como vocês possa trazer alguns nerds desgarrados de volta a luz.

    • O Gato Socialista

      eu acho que se você examinar os comentários, resenhas e críticas de filmes da disney e do DC Filmes do site, terá uma ideia sobre isso. esse fla-flu seria mais uma descarga contra o DC Filmes: a maioria, ou todos os colunistas aqui, detestam o DC Filmes, pois não se sai de seus filmes aberto com um sorriso dizendo “me senti no quadrinho”, embora apenas quem não leia quadrinho possa afirmar isso ao sair de um filme disney, mas…

  • Rafael Monteiro de Castro

    Como é bom ouvir um podcast e concordar com quase tudo que é dito e, mesmo quando não se concorda, se respeita, pela coerência. Parabéns!!

    Um complemento: As garras de osso do Wolverine aparecem também em Wolverine: Imortal e Dias de um Futuro Esquecido.

    Sobre os comentários que o Sergio fez a respeito das origens do Wolverine, gostaria de compartilhar com vocês uns vídeos que tenho feito onde falo desses bastidores e das histórias clássicas dos X-Men. Gostaria que vocês, Sidão, Samir, Naranjo e, especialmente o Sergio, que é especialista nos mutantes, dessem uma olhada no trabalho de pesquisa que tenho feito. Será uma honra obter um feedack de vocês:

    Facebook: facebook.com/hqvoceprecisasaber

    Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC_gy4RrAAqs4YdWg7zeVQbw

    Valeu! Abraço!

  • Val Fonseca

    Oi Sidney, tenho Wolverine & Destrutor – Fusão, a arte pintada é espetacular e realmente merece uma republicação, para o antigos e a nova geração de leitores do Brasil. Creio que deveriam relançar em um encadernado aqueles especiais únicos Fúria Interior, Wolverine na Selva, Sede de Sangue, Feitiços da Terra e A Maldição do Milênio.

  • Dênis Pimenta

    Sidão se puxou nos trocadilhos da abertura!

  • Digo Freitas

    Ótimas ponderações sobre o roteiro! A parte da bala de adamantium também não me convenceu… E alguns pontos que levantaram também me fizeram gostar um pouquinho menos do filme. Mas continua sendo um filmaço!
    Uma coisa que eu não vi quase ninguém comentando é a cena chupadíssima de Mad Max, além da textura terrosa nas cenas diurnas abertas, quando os vilões de moto na fazenda perseguem a limousine do Logan em caminhonetes alteradas. Eu senti uma influência bem forte ali…

  • Marcelo Mainardi

    Fala gurizada. Como me divirto ouvindo esse podcast!
    Conforme já comentei no twitter, rio demais dos contrapontos: Numa hora está lá o Codespoti, com toda sua fleuma, e dali a pouco entra o Sidão “HAAA VAI DAR PRUM CAVALO!”.
    Pra variar ótimo o podcast; uma verdadeira aula, não só de quadrinhos, mas de filmes em geral.
    Mas gostaria de sugerir ( pedir, se me permitem) alguns assuntos para novos podcasts. Obviamente é compreensível a opção de casar um tema com um assunto do momento, seja com Logan ou com Eisner (o qual, claro, não poderia ter passado em branco), no entanto tô sentindo falta de ouvir algo sobre quadrinho nacional.
    Claro, tivemos Maurício de Sousa e ainda Marcelo Campos e Jotapê, mas nestes dois últimos o assunto focou mais no trabalho gringo.
    Queria ouvir vocês falarem de Laerte, Angeli, Glauco, Watson Portela, Spacca, Mozart Couto, Rodval Matias, Flááávio Coliiiiin, Shimamoto, e tanto outros – só pra ficar na velha guarda, que é a qual conheço.
    E mais, tenho plena convicção de que – para vocês – não seria nenhum um pouco difícil contar com a participação de um desses medalhões no podcast. Os que ainda estão vivos ao menos!
    Não duvido que estes assuntos já estejam numa lista de pautas, mas ….
    Grande abraço e obrigado pelo excelente trabalho.

  • Enoch

    Por isso que eu queria muito um podcast sobre Logan !! É fácil tropeçar em críticas sobre o filme na internet mas nada que tenha o embasamento de um Confinauta, com direito a menção às hqs Cavaleiro das Trevas e Fusão, ao Alto Evolucionário, a crucificação de Wolverine e seu papel como mentor junto a personagens como Kitty Pryde e Jubileu.

    Sobre a hq Old Man Logan, eu digo que mesmo eu não sendo um dos maiores fãs de Millar, eu acho esta obra um de seus melhores trabalhos. Abro aqui uma “aba” para falar que fiquei surpreso por após ler a hq eu não ter encontrado nenhuma teoria sobre Maureen ser a Jean Grey. Além da grande semelhança física, a Fênix não aparece entre os mortos nos flashbacks . E em nenhum momento, mostra Logan se lamentando por te-la matado. Em tempo, também me lembrei de Lobo Solitário ao final. Foi uma sacada muito legal do autor pra mostrar que mesmo após sucumbir a besta dentro de si, ainda havia restado em Logan, o homem, o herói.

    Também gostei muito de Logan, o filme, e já aproveito pra dizer que nunca senti falta do uniforme de super-herói. Nem no cinema, nem na hq, na verdade. Por vários motivos não é algo tão emblemático quanto um uniforme do Batman ou do Homem-Aranha, na minha opinião. A famigerada cena deletada do traje na mala é legal, mas acho que o melhor fan service que poderia ter sido feito foi mesmo a piadinha no primeiro X-Men, mencionada pelo Naliato. No máximo, caberia um momento rápido em X-Men Origens: Wolverine quando mostra todos aqueles flashbacks no início do filme. Aliás, aproveito pra dizer que as garras de osso de Wolverine aparecem em seus dois primeiros filmes solo.

    Mas sobre o filme Logan, o video feito pela Gabriela não me incomodou, até pq, liberdade poética a parte, a trama ainda se passa no futuro. E também adoro todo aquele momento com a família de fazendeiros pois está ligado a dois dos melhores diálogos do filme. Um durante o acidente na estrada em que Logan diz “Alguém vai aparecer” e Xavier responde “Alguém já apareceu” e mais indiretamente, outro em que Laura diz “Nos meus pesadelos, pessoas me machucam” e Logan responde ” Nos meus, eu machuco pessoas.” sobre como ele crê que querendo ele ou não, acaba trazendo a desgraça sobre aqueles ao seu redor e isso se reflete na forma como ele praticamente implora a Charles pra não pernoitar na fazenda. De certa forma, isso remete até mesmo ao esquema de Mystério em Old Man Logan.

    Sobre a morte de Xavier, isso me foi tão impactante que eu literalmente entrei em negação e cheguei a me perguntar de que forma no filme o sangue de Logan ou Laura poderia cura-lo rs Até que tive que deixar a ficha me cair… Aliás, a cena do carro enguiçado é de uma sensibilidade ímpar !! Aliás muito bacana, ver Indomáveis e Johnny & June citados aqui pois também são dois grandes filmes !! Seria ótimo ver Mangold agora migrar pra DC e desenvolver algo para o Jonah Hex !!

    Voltando a Logan, a bala de prata não me incomodou mas eu preferia um final em que Magneto aparecesse e destruísse o X-24, talvez até retirando de seu corpo o adamantium, como nas hqs ocorreu com Wolverine. Daí Magneto diria ao Logan em seus momentos finais de vida, ou pra Laura, durante o enterro dele, algo tipo ” Você/Logan cuidou do meu melhor amigo durante todo esse tempo. Eu jamais poderia lhe retribuir o suficiente”. Só que com palavras menos melosa e melhor escolhidas rs E aí o filme encerraria mostrando Magneto indo embora com a X-23 e as outras crianças, dando a entender que ironicamente, o sonho continuará vivo através de Erik Magnus.

    E pra finalizar, eu não consigo levar a sério esse papo de despedida do papel. Não ficaria surpreso se Jackman voltasse pro Wolverine da mesma forma como Downey Jr faz com o Homem-de-Ferro. Ainda mais depois que a Sony e a Marvel deram as mãos. Pode ser que a Fox também se mova nesse sentido. Eu só sei que queria muito ver o Jackman ao lado do Capitão América na 2ª Guerra Mundial ou enfrentando o Hulk !!

    Enfim, parabens pelo podcast e desculpa pelo textão rs

  • O Gato Socialista

    filme excelente.
    triste.
    melancólico.
    embora não tão lento quanto deveria.
    se estivesse em outro estúdio jamais teríamos Logan!

  • Alan Michael Scott

    Concordo com o Sidney Gusman quanto ao hq old man logan… É um lixo, totalmente superestimada…

  • Macarena:primo do Catena

    Fica bem explícito no filme que o Xavier teve um seizure e acabou matando 600 pessoas + 7 x-men. Isso é dito no rádio na viagem entre LasVegas e a fazendinha do Soul Glow.

    Não vai ter filmes nessa continuidade. O filme da Fox dos NovoMutantes já tem roteirista, elenco (incluindo a AryaStark) e história setada. Não vão fazer no futuro, nem usar esses atores de figuração ai.

    No filme tem referências a Wolverine Origens, Imortal, X-men 1, X-men 3 (cena extra do DvD).

    Do mais, vamos ver que que da…

  • Douglas Coelho

    Uma das coisas que me fez rir foi na fuga pela floresta e o chefão fala: Não deixem eles cruzarem a fronteira… Hã? Se eles cruzassem, os carcereiros desistiriam da perseguição?

    • Não. Teoricamente (e isso é uma especulação) eles teriam problemas, se eles passassem pela fronteira, pois encontrariam obstáculos na forma de resistência do governo estrangeiro ou de outros mutantes, que já esperavam os moleques por lá. Ou seja, alguma coisa DEPOIS da fronteira, lhes traria problemas. Mas, não nos evidenciaram o que é.

  • Reginaldo Costa

    Bom, como fui citado no podcast, primeiramente gostaria de agradecer a atenção a minha mensagem. Embora não concorde com o que foi dito, respeito a opinião de vocês, que para mim, é uma das poucas da internet que anda merecendo ser ouvida. Essa discussão sobre adaptações, filmes maduros ainda vai demorar a morrer. Independente de qualquer coisa, continuarei acompanhando o site e o podcast, já que acredito que dá haver respeito entre as pessoas mesmo quando elas divergem. Também sei que independente da minha opinião, Marvel e Disney continuarão fazendo seus filmes do jeito que quiserem. Infelizmente, a má qualidade do que vem sido oferecido me impede de continuar acompanhando as adaptações deste estúdio. Um forte abraço e espero vê-los no FIQ.

  • Ótimo trabalho, gente. ;) A respeito dos comentários, dúvidas e especulações feitas pelos amigos do Universo HQ no podcast:

    1- Na verdade, é sugerido que X-24 NÃO possui adamantium em todo o seu corpo. Ou, se o tem, este é de péssima qualidade (sério). Existem versões de péssima qualidade do adamantium nos quadrinhos também. Carbonadium, o metal borrachudo e flexível que compõe os tentáculos do Omega Red, é adamantium de má qualidade, por exemplo.
    E isso explicaria, na lógica do filme, COMO uma bala de adamantium atravessou o crânio do X-24. Pois, adamantium NÃO atravessa adamantium, se ambos forem de qualidade perfeita.

    Nem era interesse dos cientistas criarem um clone com adamantium completo, visto que já tinham visto o que o metal faz com o Wolverine, no filme. Tanto é que os carniceiros SABIAM que o Logan tava vivo, mas nem se importavam mais com ele. Eles queriam a X-23.

    3-Pelo mesmo motivo, X-23 NÃO possui um esqueleto inteiro de adamantium! Ela só possui adamantium nas garras dos pés e braços. Se ela possuísse adamantium no esqueleto inteiro, a garota NÃO cresceria. Teria sido uma burrice do caramba da Fox se ela não atentasse pra isso: todos os portadores de esqueletos de adamantium nos quadrinhos sofreram os implantes já adultos! No filme, dá pra notar que a cirurgia pra colocar os implantes só foi feita nos braços e pernas.

    Um exemplo de como ela não possui um esqueleto inteiro recoberto pelo metal: o arpão disparado contra a X-23 atravessa o peito da menina! Se ela tivesse costelas recobertas com o metal, o arpão NÃO vararia seu peito naquela altura. E nem era interesse dos cientistas colocarem o adamantium (que é caro e raro) no corpo de uma cobaia que IRIA ser descartada em pouco tempo, visto que a X-23 era um ”esboço” pro X-24.

    4-A ”barriga”, que seria a subtrama da família na fazenda e os comentários do Xavier, na verdade é um arco DENTRO do filme que significa a DESPEDIDA do próprio Professor XavierStewart da franquia. Ali, era um sub-filme dentro de ”Logan”, se podemos dizer assim. Um ”Old Man Xavier” que inseriram na trama principal. E, se pensarmos assim, a ”barriga” passa a ter mais sentido, como background para o Xavier.

    5-Sobre o clone X-24 NÃO ter um fator de cura tão eficiente quanto Logan ou X-23: O clone era IMPERFEITO e estava se desmanchando. Por isso ele precisava do soro constantemente. Na verdade, fica subentendido que eles iriam descartar a X-23 muito CEDO. Só depois que colocaram o X-24 em campo é que foi notado como sua estrutura celular NÃO iria dar conta… nisso, precisariam recapturar a X-23 pra descobrir O QUE fizeram de certo nela, pra replicar no DNA do X-24… ou até mesmo criar um OUTRO clone, mais avançado.

    6-Acredito que o Logan iria se matar com aquela bala de adamantium NÃO disparando em sua testa. Ele iria disparar no OLHO ou na BOCA, atravessando o cérebro desta forma. Uma vez o próprio Hulk, na fase do escritor Peter David, passou por algo parecido, quando Nick Fury apontou uma arma com balas de adamantium (ou algo do tipo) para o olho dele: ”Assim você pode explodir meu cérebro, pois é a parte mais sensível da minha cabeça e o fator de cura talvez não faça efeito a tempo!”. Alguns números antes, o Hulk Cinza também esteve cm problemas, quando ficou engasgado com uma granada: ”Se isso explodir DENTRO da minha cabeça, não tem fator de cura que resolva. Sou resistente a uma granada dessas, pelo lado de fora, devido minha pele super densa!”

    7-O adamantium, nos quadrinhos, também é tóxico ao Wolverine: cerca de 40% do fator de cura dele é gasto, diariamente, pra impedir que ele morra por envenenamento pelo metal. Nos anos 90 quando Magneto retirou o metal do organismo dele, seu fator de cura foi, aos poucos, ficando mais rápido e poderoso e ele sofreu uma mutação bestial (ficando parecido com o Fera) para mostrar o quanto o esqueleto ”engessado” por adamantium o impedia de sofrer metamorfoses naturais.

  • Rammstein ( JF )

    Olá galera do “Confins”, esse é o terceiro podcast que escuto sobre “Logan”, é notável o conhecimento e lucidez de vocês ao falaram de qualquer tema envolvendo quadrinhos e os seus derivados, e tenho certeza que esse não é apenas o meu sentimento.
    Gostei do filme e estou longe de quadrinhos americanos a quase 1 ano, e vocês são a fonte de meu conhecimento em relação ao “background” na 9 arte.

    Abraço especial ao “Sérgio Codespoti” que demonstra uma lucidez louvável em seus comentários. E pessoal estou na expectativa pra um programa sobre mangás ein.

    Até a próxima.

  • Bruno Zago

    Obrigado pela menção a nós do Pipoca e Nanquim, Sidão! Isso realmente aconteceu, e pior, acontece SEMPRE que emitimos uma opinião sobre um filme de herói (com Batman vs Superman foi bem pior, rsrs). É triste ver que muitas pessoas não aceitam diferenças de ideias e se sintam no direito de ofender ao outro só por estar a um computador de distância.

    E parabéns pelos podcasts, ouço todos!!

    • Sidney Gusman

      Bruno, eu fiquei puto com o que fizeram com vocês. Foi de uma infantilidade sem tamanho. Não deem bola!

      Abraço

  • camatari

    Pessoal, mais uma vez parabéns pelo episódio!
    Dois rápidos comentários:
    1- Como fiquei na expectativa que mostrassem QUEM estaria esperando do outro lado da fronteira canadense… já pensaram se fossa a TROPA ALFA? O Pigmeu e a Heather esperando as crianças de braços abertos…
    2- Concordo que o filme tem vários problemas, mas que não o diminuem. Uma coisa que pude notar na sessão que assisti em SP no final de semana da estreia: o público daquele horário tinha um perfil de idade parecido ao meu (+ de 30) e pelo papo na fila, eram leitores em sua grande maioria. Ao final do filme, o clima era literalmente de funeral. Não haviam aqueles comentários comuns, “gostou, não gostou”… o silêncio de um enterro, da sala até o final do corredor que levava a praça de alimentação. Nunca vi um clima assim após um filme e provavelmente não vou esquecer desta experiência.

    Por fim: #NaranjoFree, por mais piadas e músicas!

  • Antonio Junior

    Pow Sidao, Old Logan é uma HQ mt legal ! Não chega a ser a melhor da minha vida, mas é uma das minhas preferidas.