Confins do Universo 200 - 200 episódios depois, o que mudou?
OUÇA
Notícias

Miguelanxo Prado vem ao Brasil neste mês para lançar seu mais recente álbum

8 setembro 2015

Apesar de ser reverenciado como um dos grandes quadrinhistas da Europa, o espanhol Miguelanxo Prado tem seu trabalho pouco editado no Brasil.

Quando a organização da Tarrafa Literária – que acontecerá entre os dias 23 e 27 deste mês, na cidade de Santos/SP – informou que o autor vai participar de sua 7ª edição, o leitor pode contar nos dedos de uma das mãos (e ainda sobram) as obras autorais de Prado que foram lançadas há muitos anos por aqui.

Porém, uma ótima notícia saiu da fanpage oficial do próprio quadrinhista no Facebook: “A Editora Realejo Livros lançará no evento a edição brasileira de Ardalén”.

Um dos trabalhos mais recentes de Miguelanxo Prado, o álbum tem mais de 250 páginas e seu tema principal é a memória: na tentativa de descobrir o paradeiro de seu avô, que emigrou ainda jovem para Cuba e nunca mais deu notícias, Sabela chega a um vilarejo na Galícia, onde conhece um ex-marinheiro que pode ter sido companheiro dele em algum navio. Contudo, esse senhor de idade avançada tem muitos problemas para recordar.

Ainda não foram definidos o formato e o preço da edição nacional. De acordo com informações da editora, Ardalén terá como base editorial a publicação da lusitana Asa, cuja resenha pode ser conferida aqui.

Além de algumas histórias curtas em revista mix como Heavy Metal Brasil e Aventura & Ficção (Abril), Miguelanxo Prado ilustrou a história de Sandman no especial Noites sem fim (lançado em 2003 pela Conrad e republicado em 2014 pela Panini), participou do projeto Cidades ilustradas (Casa 21), em 2003, mostrando sua visão da cidade mineira de Belo Horizonte, e teve o álbum Mundo cão publicado em 1991 pela Abril, no # 26 da linha Graphic Novel.

Nos anos 1990, muitas de suas obras – Traço de giz, Tangências, Stratos, Cotidiano delirante, dentre outras – foram comercializadas no Brasil pela editora portuguesa Meribérica Liber.

Lembrando que o quadrinhista espanhol está elencado no primeiro livro deste site, Universo HQ Entrevista.

.

Ardalén

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA