Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Graphics MSP de 2016 são anunciadas durante o FIQ, incluindo um álbum solo da Mônica

17 novembro 2015

UHQFIQ15

.

No último sábado, dia 14 de novembro, uma apresentação da Mauricio de Sousa Produções foi realizada durante o FIQ, revelando quais serão as Graphics MSP a serem publicadas em 2016 pela Panini Comics. A mesa contou com a presença do próprio Mauricio de Sousa, moderação de Sidney Gusman - responsável pelo planejamento editorial do estúdio - e vários autores das graphics, como Danilo Beyruth, Vitor Cafaggi, Lu Cafaggi, Eduardo Damasceno, Luís Felipe Garrocho, Arthur Fugita e Rogério Coelho.

O momento mais esperado foi o anúncio dos álbuns que serão lançados em 2016.

O primeiro deles, em março, será Papa-Capim, título que já havia sido revelado no FIQ de 2013 (veja os detalhes aqui), escrito por Marcela Godoy e ilustrado por Renato Guedes. De acordo com Sidney, esta será a primeira história de terror da linha. As outras confirmações (ainda sem ordem de publicação confirmada, mas que sairão ao longo do próximo ano), são:

  • Astronauta 3, por Danilo Beyruth e Cris Peter;
  • Bidu 2, por Eduardo Damasceno, Luís Felipe Garrocho;
  • Mônica, por Bianca Pinheiro.

Papa-CapimAstronauta 3

Segundo o editor Sidney Gusman, haverá um terceiro álbum do Astronauta, "porque nerd adora uma trilogia". O momento que causou maior comemoração do público foi quando o nome de Bianca Pinheiro foi revelado, deixando a autora e Mauricio de Sousa emocionados.

Não foi revelado nenhum detalhe das novas histórias, nem se essa edição solo da Mônica se passará no mesmo universo dos volumes da Turma da Mônica (Laços e Lições) ou trata-se de uma aventura independente.

Além disso, outras novidades surgiram durante a apresentação.

A MSP está montando uma equipe no Japão para fazer um levantamento do mercado e levar os personagens para a Terra do Sol Nascente. Como noticiado no último mês de junho, Mauricio visitou o país, foi homenageado com uma exposição sobre seus 80 anos e participou de diversas reuniões (saiba mais aqui).

Mauricio de Sousa também voltou a falar sobre a Turma da Mônica Adulta, um projeto que está em desenvolvimento há algum tempo dentro do estúdio. Entretanto, ainda deve demorar pelo menos três anos para ser lançado.

Bidu 2Mônica

"Nós vamos fazer! Não sei quando... a criançada cresceu e migrou para o mangá, então criamos a Turma da Mônica Jovem. Mas elas continuam crescendo, abandonando a fase de jovens e procuram outra coisa mais madura. Só espero que estejamos bem preparados para fazer esse conteúdo. Vai ser legal, a ideia é fazer com que a história corra cronologicamente ao mesmo tempo com o leitor. Então, se a Mônica tiver 23 anos, no ano seguinte fará 24, envelhecendo junto com os leitores. Eles viverão tudo o que acontecendo no mundo e vai dar um trabalho danado fazer", disse Mauricio de Sousa em entrevista para o Universo HQ.

A conversa pode ser conferida na íntegra no livro Universo HQ Entrevista, da Editora Nemo, já à venda.

Por fim, Sidney Gusman revelou que Bidu - Caminhos será publicada na França, pela editora Glénat. Esta não é a primeira vez que uma Graphic MSP vai para o exterior. Astronauta - Magnetar já saiu na Alemanha, Espanha, França e Itália.

Mauricio de Sousa e Sidney Gusman

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA