Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Nove curiosidades do trailer de Batman vs. Superman

20 abril 2015

Ainda faltam onze meses para Batman vs. Superman - A origem da justiça chegar aos cinemas, mas o teaser trailer (assista aqui) divulgado pela Warner Bros. na semana passada mostrou o que os fãs podem esperar do primeiro encontro dos dois maiores super-heróis da DC Comics nas telonas.

Teaser trailers são os primeiros vídeos que estúdios divulgam de um longa-metragem. Normalmente não duram mais de um minuto e meio e não mostram muitos detalhes da história. Em inglês, o verbo to tease significa provocar. Ou seja, teaser trailers são, literalmente, vídeos para provocar a curiosidade dos fãs e deixá-los interessados nos filmes.

Surpreendentemente, este primeiro trailer de Batman vs. Superman é tematicamente abundante, com muitas informações sobre o filme e algumas curiosidades que podem passar batidas à primeira vista, mas com dicas que abrem caminho para algumas especulações.

Veja, abaixo, algumas dessas curiosidades.

Batman vs. Superman - A origem da justiça

Batman vs. Superman - A origem da justiça

A NARRAÇÃO

A primeira metade do trailer conta com uma narração que junta falas de várias pessoas analisando a presença do Superman na Terra, algumas a favor e outras contra ele. Além disso, cria um debate de como suas ações afetam a sociedade em diversas áreas, como a política, religião, mídia e ciência.

Uma das frases é dita por Lex Luthor (interpretado por Jesse Eisenberg). “Temos noção agora, não? Os demônios não vêm do inferno sob nós. Não, eles vêm do céu”, o que já dá mostras das motivações do antagonista.

Outro integrante do elenco cuja voz pode ser reconhecida é a atriz Holly Hunter. Não foram revelados muitos detalhes de sua personagem, mas acredita-se que ela é uma senadora dos Estados Unidos. “Poder corrompe e poder absoluto corrompe absolutamente”, diz ela.

Outro destaque fica para a voz do famoso astrofísico Neil deGrasse Tyson, apresentador do programa de televisão Cosmos. “Estamos falando de um ser cuja própria existência desafia nosso senso de prioridade no universo”, afirma ele. O cientista também já apareceu nos quadrinhos do Superman, especificamente em Action Comics # 14, de 2012. Na história, ele revela ao Homem de Aço a localização de Krypton antes de ser destruído (veja os detalhes aqui e aqui).

Mais uma personalidade norte-americana parece estar presente. A voz da primeira frase lembra a do jornalista Charlie Rose, dizendo “É realmente surpreendente que o homem mais poderoso do mundo seja uma figura controversa?.”

Por fim, é possível ouvir a voz de Alfred, vivido por Jeremy Irons. “É assim que começa. A febre. A raiva. A sensação de impotência que torna homens bons... cruéis”, fala, aparentemente se referindo a Bruce Wayne.

A PRAÇA MISTERIOSA

Logo no início, a câmera percorre uma praça, com a cidade de Metrópolis ao fundo, até chegar à estátua do Superman. A sequência parece confirmar que Metrópolis passou por uma reconstrução após os eventos finais do filme O Homem de Aço. Mas e a praça com a estátua? Uma homenagem a quem derrotou Zod?

Talvez, mas existe uma boa chance de ser um memorial às vítimas da batalha, localizado no marco zero do conflito, como costuma acontecer também no mundo real. Como exemplo, podemos citar o memorial de Nova York, em homenagem às vítimas dos atentados de 11 de setembro de 2001.

Nos quadrinhos, por várias vezes foi mostrada uma estátua do Superman, mas ela é diferente desta versão nos cinemas.

Praça com a estátua do Superman

Praça com a estátua do Superman

SUPERMAN, UM HERÓI GLOBAL

Duas cenas dão a entender que Superman passou a agir em escala global. Em uma delas, ele aparentemente está no México, provavelmente durante as festividades do Dia dos Mortos (famosa festa local), sendo reverenciado por pessoas. A reação do herói mostra que ele se sente desconfortável com a situação.

Já em outro momento, ele ergue um artefato russo, que pode ser um foguete, míssil ou satélite.

Especulações surgidas nos últimos meses dão conta de que as atividades do herói fora das fronteiras dos Estados Unidos criarão atritos, pois outros países afirmarão tratar-se de intervenção não autorizada de assuntos internos.

Nas já referidas narrações, em determinado momento é dito “Trouxeram a guerra deles aqui”. Será uma retaliação internacional às ações do Homem de Aço?

O povo cerca Superman

O povo cerca Superman

Superman vai à Rússia?

Superman vai à Rússia?

“FALSO DEUS”

O trailer também faz várias alusões ao aspecto messiânico do Superman. Um ser superpoderoso, capaz de voar, invulnerável e com a habilidade de ver através das paredes certamente levariam muitos a acreditar tratar-se de um salvador. Talvez uma nova religião sendo criada em torno da sua aparição.

Parte da população crê nele, enquanto a outra acha que não passa de um falso profeta. Essa dicotomia pode ser abordada, mostrando como as pessoas reagem à presença do kryptoniano e como ele se sente em relação à essa situação.

Para reforçar essa sensação, o Superman aparece em posição superior em relação aos outros em todas as cenas do trailer, como se fosse um ser inalcançável. Também reforça uma posição de solidão do personagem. Um imigrante, último de sua espécie, em terra estranha.

Superman é adorado por alguns...

Superman é adorado por alguns...

... e odiado por outros

... e odiado por outros

ORGANIZAÇÃO PARAMILITAR DO SUPERMAN?

Em uma das cenas mais intrigantes, soldados usando a insígnia do Superman presa ao braço se ajoelham ante a presença do herói. O que será que isso realmente significa? Superman criou um exército? Será uma organização paramilitar que se inspirou nele e decidiu ajudá-lo de forma autônoma a combater as mazelas no mundo e agora o Homem de Aço terá que lidar com o problema? Ou uma sequência de sonho? Provavelmente, isso só será descoberto em março de 2016.

Soldados do Superman?

Soldados do Superman?

ESTAÇÃO DE TREM ABANDONADA

Em O Homem de Aço, a derradeira luta entre Superman e General Zod aconteceu em uma estação de trem. O controverso final, em que o herói se viu no dilema de matar o vilão para salvar uma família e impedir mais destruição, parece também ser importante no novo filme.

E em uma das cenas, Batman está no que aparenta ser a então estação de trem, agora abandonada.

Algumas pessoas chegaram a mencionar que o local pode ser também o Asilo Arkham. O principal argumento para esta tese é o ponto de interrogação estilizado, usado como símbolo pelo Charada, que aparece em uma das colunas. Inclusve, está pintado de verde.

Já outra pichação diz "Afrodite", a deusa grega do amor, da beleza e da sexualidade. Ela tem importância também na mitologia da Mulher-Maravilha que, como sabemos, aparecerá neste filme.

Batman investigará a morte de Zod?

Batman investigará a morte de Zod?

INFLUÊNCIAS DE O CAVALEIRO DAS TREVAS

Há muito tempo sabe-se que a graphic novel Batman - O Cavaleiro das Trevas tem grande influência no filme. Uma delas é no novo traje usado pelo Batman (veja uma matéria com as comparações aqui). A outra, que também se sabia desde o ano passado, é a armadura do Cavaleiro das Trevas.

No trailer, mais uma possível influência. Na cena em que o Batman está no topo de um prédio, olhando o horizonte da cidade, ele aparenta estar segurando um rifle. O mesmo acontece na graphic novel.

BatmanVsSupermanAnalise08

Batman com o rifle

“VOCÊ SANGRA?”

O modus operandi do Batman é amplamente conhecido. Desde seu traje até a maneira de agir tem um objetivo: fazer o inimigo temê-lo. Em várias interpretações, seja quadrinhos, cinema, animação ou videogames, o herói quer implantar o medo no coração dos criminosos como meio para ter vantagem no confronto.

Por algum motivo, que só será revelado completamente quando o filme for lançado, Batman e Superman serão adversários e se enfrentarão, ainda que saibamos que ao final da história os dois se tornarão aliados, inclusive com a formação da Liga da Justiça.

Por isso, é natural que Batman queira vantagens na luta contra um ser poderoso. Além da armadura, também quer começar psicologicamente na frente: “Diga-me, você sangra? Vai sangrar”, ameaça ele. Também é a primeira vez que ouvimos o Homem-Morcego, que parece usar um sintetizador de voz. Será uma tecnologia que ele usa regularmente, inclusive com o traje convencional, para ajudar a disfarçar a identidade secreta? Ou só enquanto veste a armadura?

Diga-me... você sangra? Irá sangrar.

Diga-me... você sangra? Vai sangrar.

A NOITE É MAIS ESCURA ANTES DO AMANHECER

Outro aspecto que chamou a atenção é o clima sombrio do vídeo, com diversas cenas noturnas. Vale a pena fazer uma comparação com o título do filme. Apesar de, no Brasil a tradução ficar Batman vs. Superman - A origem da justiça, o original, em inglês, é Batman v Superman - Dawn of Justice.

A tradução literal, portanto, seria Batman vs. Superman - O alvorecer da justiça.

Lembrando uma passagem do filme Batman - O Cavaleiro das Trevas (sem relação com a graphic novel mencionada anteriormente, nem mesmo com este novo Universo DC Cinematográfico), Harvey Dent diz. “A noite é mais escura antes do amanhecer (alvorecer)”.

Este filme parece ser, em comparação, ao que O Império Contra-Ataca foi para a saga Star Wars: o momento sombrio para os personagens, em que tudo parece caminhar para um desfecho trágico.

Mas, na verdade, o alvorecer trará a redenção e o início de uma nova era.

Pelo menos, é o que esperam os fãs.

Batman vs. Superman

Batman vs. Superman

 

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA