Valerian, Blacksad, Verões Felizes 3 e mais: Sesi-SP revela primeiras novidades de 2018

Por Samir Naliato
Data: 23 janeiro, 2018

A Sesi-SP Editora começou a investir forte no mercado de quadrinhos em 2015. Desde então, publicou diversos materiais nacionais e europeus, rapidamente se firmando no meio com uma posição de destaque. Tanto que, em 2017, venceu o Troféu HQ Mix como editora do ano.

O Universo HQ conversou com Rodrigo de Faria e Silva, editor-chefe da Sesi-SP, a respeito deste momento e alguns dos lançamentos programados para 2018.

“O mercado está crescendo, mas só percebemos isso depois de termos incluído quadrinhos em nossa linha editorial. Como sabemos, é um mercado de nicho, que vem se fortalecendo e crescendo ano a ano. Nós nos posicionamos nesse mercado em duas linhas básicas: quadrinhos nacionais e europeus”, explicou Rodrigo sobre o plano de atuação da editora.

“Iniciamos essa primeira linha editorial com uma parceria muito bacana com a Quanta Academia de Artes, que nos ajudou na curadoria de cerca de 80% de nossas publicações nacionais. Com relação aos quadrinhos europeus, começamos buscando um feito inédito e audacioso: publicar toda série Spirou e Fantasio no Brasil, incluindo os Spirou de, o que nenhuma outra editora tinha tentado antes. Pretendemos concluir esse objetivo até 2020″, explicou Rodrigo.

Sobrenatural Social Club # 1Spirou e Fantasio

“Depois disso, buscamos outros clássicos inéditos por aqui, como Valerian, e investimos em quadrinhos autorais, como Verões Felizes, Gus e Blacksad. Estilos e propostas totalmente diferentes, mas sempre com roteiro e desenho impecáveis. Essa é outra característica da nossa proposta: focar na qualidade e na importância do material, e não no público a que se destina. Por isso temos tanto séries com álbuns isolados, traços próprios da linha atômica e estilos mais autorais, dirigidos a diversas faixas etárias”, analisou Rodrigo.

Valerian Integral - Volume 1Verões Felizes

Para 2018, mais novidades virão, continuando com o foco em quadrinhos europeus e nacionais. “Vamos continuar no mesmo ritmo. Uma novidade em primeira mão, que deve sair logo mais, é Os vampiros, de Filipe Melo e Juan Cavia, e estamos estudando a possibilidade de trazer mais uma série europeia para o Brasil. Mas, como temos várias possibilidades e muitas sugestões, faremos uma enquete ampla para podermos tomar a decisão. Também estamos planejando um encontro com influenciadores, autores e editores de HQs para este primeiro semestre”, afirmou Rodrigo.

Esta enquete pode ser realizada junto aos leitores por meio de votação no Facebook. Mais detalhes serão revelados em breve, incluindo quais obras participarão dela.

Os vampiros, do português Filipe Melo, com desenhos do argentino Juan Cavia (os mesmos autores de As incríveis aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy) é uma graphic novel que se passa na Guiné, em dezembro de 1972. Em plena guerra colonial, um grupo de soldados portugueses é destacado para uma operação secreta no Senegal. Porém, à medida que vão sendo consumidos pela paranoia e pelo cansaço, a missão aparentemente simples se transforma em um verdadeiro pesadelo. Embrenhados na selva, estes homens confrontarão diferentes demônios: os da guerra e os que trouxeram consigo.

Os VampirosVerões Felizes 3

Outras novidades confirmadas até o momento são:

Verões Felizes 3, de Zidrou e Jordi Lafebre. Após os dois primeiros volumes, lançados respectivamente em 2016 e 2017 (veja aqui e aqui), a editora dará continuidade à obra que narra a história da família Faldérault em suas viagens de férias.

Blacksad, dos espanhóis Juan Díaz Canales (roteiro) e Juanjo Guarnido (arte), teve dois volumes publicados em 2017. Agora, mais três estão programados para 2018, alcançando o que saiu na série até o momento: Alma roja; El Infierno, El Silencio; e Amarillo (títulos originais em espanhol). Estes três volumes são inéditos no Brasil.

Blacksad Volume 3Blacksad Volume 4

Valerian, criação de Pierre Christin e Jean-Claude Mézières, ganhará o terceiro álbum já em fevereiro (saiba mais aqui), e ainda estão programados os volumes 4, 5, 6 e 7.

Por fim, a coleção Spirou e Fantasio continua com novas edições. Para este ano, estão programados os volumes 6, 7, 8, 10, 23, 33 e 52.

Aguarde mais novidades sobre os lançamentos da Sesi-SP Editora aqui no Universo HQ, quando elas forem reveladas.

Spirou e Fantasio 7Valerian Integral - Volume 4

• Outros artigos escritos por

.

.

.

  • Allison

    Louco para saber o que vai sair nesta votação, acompanho todas as séries citadas. Infelizmente parece que ainda não negociaram o último volume de Gus, mas ainda torço para que saia este ano.

    • Mas já me responderam no Face q sai. So não falaram quando…

  • VAM!

    Olá Samir, tranquilo?

    Caramba a SESI vai mandar os 3 últimos Blacksad em 2018?!

    Achei que seriam no máximo dois, até conferi o ISBN e somente constava o “Alma Vermelha”.

    Mas, felizmente os valores praticados pela editora são acessíveis, isso sem contar as ofertas relâmpago do Amazonino.

    Abs,
    VAM!

  • 5 volumes de Valerian em 2018? Acho pouco provável!

  • SESI-SP nunca te pedi nada mas que tal integrais de XIII e Blueberry? Conto contigo!

    • Leandro Banner

      Já escrevi para a editora falando sobre Blueberry e, acredite, eles têm o desejo! Vamos ficar na torcida e ligados para quando sair a tal enquete (e que Blueberry esteja nela)!

  • Fabio Montenegro

    ótimas notícias….

  • Apesar de eu já ter Philémon, de Fred, completo em espanhol, creio que seria excelente ter essa obra publicada por aqui pelo Sesi. O título de “Lewis Carroll dos quadrinhos” atribuído ao autor de Philémon não faz injustiça alguma à Alice. É onírico, belo e bem humorado. Além disso, Philémon é um dos elos mais importantes entre o Asterix da revista Pilote e o que viria a ser feito por Moebius na Métal Hurlant.

    • Filipe Lima

      Não conhecia esse Philémon, pesquisei aqui e achei sensacional. Preciso conseguir pra ler! Valeu pela “dica”!

      • Pedro Bouça

        Saiu alguma coisa no Brasil pela Cedibra, séculos atrás.

  • Rogerio Araujo Ferreira

    Maravilhosos lançamentos, quadrinho europeu na veia, abaixo os super heróis – rs

  • CoruJão

    Devo ter entendido errado, mas vão sair mais 4 volumes de Valérian, além do vol. 3, ainda em 2018? Pelo meu bolso eu voto Não!, presidente!

  • Guilherme de Sousa

    Sesi-SP
    Que trabalho magnifico a editora vem fazendo!
    Hqs espetaculares, acabamento muito bom e preço acessível!
    Vida longa a Sesi-SP!!!

  • Rebelc Leafar

    gostaria de ver Thorgal e Lone Sloane sendo publicado por aqui.

    • PH Mike

      E Isaac The Pirat do Christophe Blain também, já que saiu Gus.
      Até Torpedo do Bernet merecia sair, se bem que acho que o Pipoca e Nanquim vai trazer.

      • Pedro Bouça

        A Conrad já publicou o Isaac. Como o Blain ainda não terminou a série, publicar o material ainda inédito deixaria a história pendente no Brasil, melhor esperar que ele conclua.

  • Esse OS Vampiros é terror?

    • Pedro Bouça

      Com guerra. É passado durante a guerra colonial portuguesa na África.

  • Francisco Cláudio

    Alguma chance de publicarem “As Águias de Roma” e “O Escorpião”, ambas de Desberg e Marini? Incrível esses materiais de enorme qualidade não terem sido lançados aqui no Brasil ainda…

  • Essas edições de Valerian da Sesi-SP, além dos já famosos roteiros e desenhos fantásticos, tem uma edição perfeita, tanto no acabamento do material gráfico quanto nas matérias que complementam a obra. Que venham mais!

  • Heberton Arduini

    Quadrinhos de qualidade, sem frescura de capa dura… Perfeito SESI. Só não acumulem muitos titulos antes de terminarem Blacksad e Valerian. Com o Spirou tudo bem, esse vai demorar.

  • sergio reis

    Parabéns a Sesi…como é bom saber que lerei Blacksad!

  • Vagner Gomes

    Conheci a obra “Verões Felizes” através do Universo HQ. Não me arrependo comprei o segundo e “BlackSad” em seguida. Otimo trabalho da Sesi-SP, e nos aguardo desses volumes.

  • Fulano sem Nome

    Maravilha. Quadrinhos tá em alta hein? Tô acompanhando Valerian, comecei Blacksad (q grata surpresa, doido pra pegar a edição q passa em Nova Orleans).
    Esperar mesmo pelas hqs italianas q a Mythos vai lançar e ver se irão trazer algumas da Dargaud pra cá. Tipo Blueberry.

  • Nestor Fidelis Heckel

    Na torcida por Blueberry e O Escorpião.

  • 0-Drix

    Corri os olhos aqui nos comentários e me parece que ninguém ainda sugeriu a correção de “VerSões” para “Verões” no título da matéria.

  • Ronaldo Olivieri

    Já começando a campanha para SESI-SP trazer : El Escorpion do Enrico Marini !
    Certeza que depois que sair o Batman dele pela Panini, Galera vai ficar louca querendo mais obras do autor.

  • marcio monteiro

    SESI-SP Editora é meu sonho de consumo como editora, agora e amanhã! Que belo trabalho eles fazem com os quadrinhos europeus e que são negligenciados por aqui. Meu voto:Le Scorpion ou Les Aigles de Rome(Marini) , Après L’Incal(Ladroon/Jodo), Blueberry(apesar de possuir todos os números da fase boa de Giraud), Sillage(Morvan/Buchet), as obras de Yves Chaland e tantos outros mestres e álbuns… Basta entrar na net e pesquisar pelo quadrinho europeu(Glenat, Dargaud, Delcourt, Casterman, Soleil e outras tantas) e ver que existe um amplo mercado com extrema qualidade.

  • Pedro Bouça

    Ninguém sabe se o Blain vai continuar ou não. É um risco para a editora!

    • Brontops

      Eu acabei comprando as edições de Isaac o Pirata em espanhol, mas não gostei do desenvolvimento da história. Por incrível que pareça, a história fecha muito bem… no meio. rs Até aquele ponto, parece que estamos em uma inversão: a aventura (no Mar) como um pesadelo kafkiano e a vida cotidiana (na França) repleta de surpresas e o inesperado. Depois a história degringola em uma série de pequenos golpes e ações perigosas e imprevisíveis, que acabou enfraquecendo essa dualidade. Mas não reclamo: Gus parece um desenvolvimento de algo surgido ali. O que é mais legal no Blain é essa sensação de que não se sabe onde as coisas vão terminar… (e, pelo jeito, não se sabe nem se vão terminar, rs)

  • Gustavo Rezende

    Ah, SESI-SP… Um sopro de esperança no mercado de quadrinhos! Vida longa e próspera a ela!

  • W. W. Barros

    Blacksad é compra certa!

    Agora torço por uma edição brasileira de “Le grand pouvoir de Chninkel”.