Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Valerian, Blacksad, Verões Felizes 3 e mais: Sesi-SP revela primeiras novidades de 2018

23 janeiro 2018

A Sesi-SP Editora começou a investir forte no mercado de quadrinhos em 2015. Desde então, publicou diversos materiais nacionais e europeus, rapidamente se firmando no meio com uma posição de destaque. Tanto que, em 2017, venceu o Troféu HQ Mix como editora do ano.

O Universo HQ conversou com Rodrigo de Faria e Silva, editor-chefe da Sesi-SP, a respeito deste momento e alguns dos lançamentos programados para 2018.

"O mercado está crescendo, mas só percebemos isso depois de termos incluído quadrinhos em nossa linha editorial. Como sabemos, é um mercado de nicho, que vem se fortalecendo e crescendo ano a ano. Nós nos posicionamos nesse mercado em duas linhas básicas: quadrinhos nacionais e europeus", explicou Rodrigo sobre o plano de atuação da editora.

"Iniciamos essa primeira linha editorial com uma parceria muito bacana com a Quanta Academia de Artes, que nos ajudou na curadoria de cerca de 80% de nossas publicações nacionais. Com relação aos quadrinhos europeus, começamos buscando um feito inédito e audacioso: publicar toda série Spirou e Fantasio no Brasil, incluindo os Spirou de, o que nenhuma outra editora tinha tentado antes. Pretendemos concluir esse objetivo até 2020", explicou Rodrigo.

Sobrenatural Social Club # 1Spirou e Fantasio

"Depois disso, buscamos outros clássicos inéditos por aqui, como Valerian, e investimos em quadrinhos autorais, como Verões Felizes, Gus e Blacksad. Estilos e propostas totalmente diferentes, mas sempre com roteiro e desenho impecáveis. Essa é outra característica da nossa proposta: focar na qualidade e na importância do material, e não no público a que se destina. Por isso temos tanto séries com álbuns isolados, traços próprios da linha atômica e estilos mais autorais, dirigidos a diversas faixas etárias", analisou Rodrigo.

Valerian Integral - Volume 1Verões Felizes

Para 2018, mais novidades virão, continuando com o foco em quadrinhos europeus e nacionais. "Vamos continuar no mesmo ritmo. Uma novidade em primeira mão, que deve sair logo mais, é Os vampiros, de Filipe Melo e Juan Cavia, e estamos estudando a possibilidade de trazer mais uma série europeia para o Brasil. Mas, como temos várias possibilidades e muitas sugestões, faremos uma enquete ampla para podermos tomar a decisão. Também estamos planejando um encontro com influenciadores, autores e editores de HQs para este primeiro semestre", afirmou Rodrigo.

Esta enquete pode ser realizada junto aos leitores por meio de votação no Facebook. Mais detalhes serão revelados em breve, incluindo quais obras participarão dela.

Os vampiros, do português Filipe Melo, com desenhos do argentino Juan Cavia (os mesmos autores de As incríveis aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy) é uma graphic novel que se passa na Guiné, em dezembro de 1972. Em plena guerra colonial, um grupo de soldados portugueses é destacado para uma operação secreta no Senegal. Porém, à medida que vão sendo consumidos pela paranoia e pelo cansaço, a missão aparentemente simples se transforma em um verdadeiro pesadelo. Embrenhados na selva, estes homens confrontarão diferentes demônios: os da guerra e os que trouxeram consigo.

Os VampirosVerões Felizes 3

Outras novidades confirmadas até o momento são:

Verões Felizes 3, de Zidrou e Jordi Lafebre. Após os dois primeiros volumes, lançados respectivamente em 2016 e 2017 (veja aqui e aqui), a editora dará continuidade à obra que narra a história da família Faldérault em suas viagens de férias.

Blacksad, dos espanhóis Juan Díaz Canales (roteiro) e Juanjo Guarnido (arte), teve dois volumes publicados em 2017. Agora, mais três estão programados para 2018, alcançando o que saiu na série até o momento: Alma roja; El Infierno, El Silencio; e Amarillo (títulos originais em espanhol). Estes três volumes são inéditos no Brasil.

Blacksad Volume 3Blacksad Volume 4

Valerian, criação de Pierre Christin e Jean-Claude Mézières, ganhará o terceiro álbum já em fevereiro (saiba mais aqui), e ainda estão programados os volumes 4, 5, 6 e 7.

Por fim, a coleção Spirou e Fantasio continua com novas edições. Para este ano, estão programados os volumes 6, 7, 8, 10, 23, 33 e 52.

Aguarde mais novidades sobre os lançamentos da Sesi-SP Editora aqui no Universo HQ, quando elas forem reveladas.

Spirou e Fantasio 7Valerian Integral - Volume 4

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA