Confins do Universo 020 – Esquadrão Suicida dividindo opiniões

Por Samir Naliato
Data: 10 agosto, 2016

Mais um filme baseado em personagens da DC Comics chegou aos cinemas, e mais uma polêmica foi criada!

Assim como nos quadrinhos, Esquadrão Suicida mostra vilões sendo obrigados a realizar perigosas missões para o governo dos Estados Unidos. O longa-metragem estrelado pelos bandidos, em vez dos mocinhos, bateu recordes de bilheteria na estreia, mas virou alvo de críticas devastadoras. Afinal, será que ele é mesmo tão ruim assim?

Nós nos reunimos para discutir mais esse projeto do Universo DC Estendido e a posição da Warner Bros. frente às repercussões dos filmes da DC. E mais: quem são os personagens de Esquadrão Suicida? Quais as similaridades e diferenças com os quadrinhos? Quais os pontos altos e baixos da produção?

Clique play antes que receba a visita de Amanda Waller!

Confins020_des

.

Participantes

_____________________________________________________________

Confins do Universo recomenda

_____________________________________________________________

Comentado neste programa

_____________________________________________________________

Contato

Envie a sua mensagem com sugestões, elogios ou críticas: podcast@universohq.com
Redes sociais: Twitter – Facebook – InstagramGoogle+Youtube

_____________________________________________________________

Assine o Confins do Universo

Feed RSS – http://podcast.universohq.com/feed/
iTunes Store

_____________________________________________________________

Edição e Sonorização

O Confins do Universo é editado por Rádiofobia Podcast e Multimídia.

_____________________________________________________________

Narração de abertura e encerramento

Guilherme Briggs – Twitter – Facebook – Instagram

_____________________________________________________________

Ilustração do Confins do Universo

Daniel Brandão – Twitter – Facebook – Site Oficial

Confins do Universo

• Outros artigos escritos por

.

  • Guilherme de Camargo

    Olá!
    Só queria dar um toque que a imagem usada no feed do podcast (na tag itunes:image, ou na tag image -> url) está fora do ar (http://imagizer.imageshack.us/a/img661/5092/pbjyMv.jpg). Isso faz o podcast de vocês no meu agregador ficar sem imagem de capa, atacando o TOC totalmente!

    • Sidney Gusman

      Vou pedir pro Samir ver isso! Valeu!

      Abraço

    • Lionel Novaes de Freitas

      Ouwww Guilherme, valeu por levantar essa, também tinha esse TOC com a imagem da capa que sumiu, mas sempre ficava de mandar um email para avisar e acabava esquecendo. Aliás, mais um excelente programa, não fui ver Esquadrão no cinema, pois confesso, eu já fui atingido pelo preconceito aos filmes da Warner….

    • Samir Naliato

      Guilherme, eu configurei novamente a imagem, espero que o problema tenha sido resolvido!

  • Digo Freitas

    Caramba, discordei quase do cast inteiro, primeira vez aqui no Confins!
    O filme não é tão ruim quanto estão falando, mas é bem ruim na minha opinião, um dos mais esquecíveis que já vi de super-herói, tá merecendo a nota do Rotten Tomatoes. Trama fraca, vilão mal explicado, trilha sonora perdida, montagem/edição sofrível, Coringa mal utilizado, cena sem noção da Waller matando todo mundo, fora a Katana ser totalmente dispensável nessa história.
    Não sei se ficaram sabendo, mas as refilmagens do filme foram feitas alterando muito a ideia original do Ayer, cortando quase todas as cenas do Leto entre outras que tavam nos trailers, versão essa que eu quero acreditar que fazia mais sentido que essa tristeza que vi no cinema.
    Rolou no programa até injustiça com Thor 2 e Guardiões da Galáxia, po! Filmes muito divertidos! =P
    E eu gostei de Batman v Superman, sendo que ambos fui no cinema sabendo das péssimas críticas que tavam rolando.
    Abraços!

    • Sidney Gusman

      Digo, viva a diferença! :D

      Guardiões, todo mundo no Confins adora. Thor 2, eu acho uma bomba! Aliás, pior que Esquadrão Suicida.

      Abração

    • Rafhael Victor

      O Ayer disse que a versão do cinema é a dele, tanto que nem será lançada uma estendida. Foram feitas outras versões, que a Warner apresentou para aquele público de teste, e essa foi a mais bem recebida. Acredito que as cenas cortadas sejam apenas as da passagem do Coringa dando um tapa na cara da Margot Robbie, mas nada que tenha feito uma diferença significante no longa. Inclusive, o diretor chegou a desmentir os boatos das refilmagens terem sido feitas com o propósito de mudar o tom do filme.

  • Lederly Mendonça

    Sidão, a cena em que a Arlequina pega o uniforme original e joga pro lado está o filme, mas aparece muito rapidamente. Ela tira o uniforme de um baú, leva ao corpo como quem mede para ver se serve e joga pro lado.

    • Sidney Gusman

      Então, mas eu tinha na cabeça que ela era mais longa. Sei lá.

  • Alessandro Souza

    O filme é bacana. Nenhuma obra-prima, mas é legal. Ponto. Uma coisa intereressante que não vi ninguém comentar foi o fato do Diablo, quando transformado em churrasqueira ambulante, falar com os capetas na mesma língua deles…
    Abraços.
    Ps. E o podcast sobre Watchmen? Quando sai?

  • José Augusto Zambelo Batista

    Aeeee… alguém viu o smile do Watchmen também. Vários amigos também não viram!!!

    • Samir Naliato

      Opa!!

    • Henrique Valle

      Eu vi um Smile.
      Era tanto de Watchmen quanto a Katana da Katana era de Kill Bill.

  • Gustavo Campos

    Gostei do filme. Não é espetacular, mas está longe de ser um desastre como Batman vs Superman. Acho que o que incomoda boa parte dos críticos é que…poxa, simplesmente podia ser bem melhor. E não precisava de muito.Por exemplo:

    1. A história do Assalto ao Arkham é muito superior a do filme e já tinha sido testada. Porque simplesmente não a adaptaram? Nessa animação, o Coringa é um elemento surpresa, que aparece pouco mas pelo menos faz diferença na trama.

    2. Katana e Crodocodilo tão sobrando o tempo todo. A Katana tá la pra defender o Flag do quê? Ela é praticamente mais fraca que todos do esquadrão e não conseguiria parar uma bala do Pistoleiro. E me deu vergonha alheia da maquiagem do Crocodilo. Nos quadrinhos ele é realmente grande, no filme é só um cara alto e forte. Como a série do Flash consegue fazer um puta Tubarão-Rei foda e um filme com orçamento de milhões me faz isso? Se não tinham grana pra fazer bem feito, ele era facilmente descartável.

    3. Esse podia mesmo ser o “Guardiões da Galáxia” da DC no aspecto de que se tratava da apresentação de muitos personagens pouco conhecidos do grande público. Ninguém nunca ligou pro Diablo e ele ficou foda! Se focassem só no esquadrão mesmo, o filme não decepcionaria ninguém (afinal o pessoal já não iria esperando muita coisa), mas nãoooo…a DC tinha que apelar e usar o Batman e o Coringa como destaque nos materias de divulgação.

    4. O “exército genérico” podia ter um design melhorzinho. Tinha hora que pareciam saídos de um episódio clássico de Doctor Who.

    No mais, parabéns por mais um episódio excelente galera do UHQ!

    PS: O Samir tem que estar recebendo alguma coisa da Warner, só pode! Acha tudo ótimo, que tipo de fanboy é esse que não reclama? Rs

    • Samir Naliato

      Ei, preciso financiar minhas férias! :P

      Mas, sério, eu não achei tudo ótimo. Comentei q tive problemas com essa versão do Coringa e com o clímax do filme.

      • Gustavo Campos

        Verdade rs.

    • Henrique Valle

      “simplesmente podia ser bem melhor” é o resumo da DC para mim.
      Fico me perguntando se esses fanboys que estão idolatrando BvS e SS chegaram a ver o Batman do Nolan ou as séries animadas.

      • Enoch

        Pq idolatrar a trilogia do Nolan, onde até o Bale fala mal da própria atuação ta tudo bem …

        • Henrique Valle

          “Bale fala mal da própria atuação”
          “Eu podia ter sido melhor.”
          Mas é um contraponto interessante. Na Trilogia do Nolan, a única coisa que deixou a desejar foi a interpretação do Batman. Em BvS, foi a única coisa que acertaram.

  • Rafhael Victor

    É, também pode ter sido isso. Mas será que a Warner não tentaria alcançar maiores lucros lançando a versão estendida, considerando que ela exista?

  • Ian Margalhon

    Eu preciso reassistir MoS. Ainda tenho um certo preconceito com aquele filme, talvez agora posso analisar o mesmo sem se deixar levar pelo meu fanboyzismo pelo com Superman, mas comparado com BvS e Suicide Squad, ele foi o mais redondinho até agora dessa nova leva de filmes da DC.

  • Michele Lima

    Bem lembrado Daniel!

  • Moroni Machado

    Achei que o papel do Coringa era vender ingresso

  • Moroni Machado

    Só uma correção quem falou mal das cenas pós credito foi o Nolan e não Zack Synder.

  • Reginaldo Costa

    pra mim esse filme foi mais uma vítima de marketing ruim. acho que não tinham nada que ter amenizado o filme por causa de bvs. até agora o tom adulto estava sendo o diferencial da dc. se quisermos ver piadas ruins e roteiros infantilóides, já temos a marvel

  • Octavio Aragão

    Ouvi o Além do Universo sobre o Esquadrão, que está ótimo, por sinal, e concordo com a análise de vocês, mas senti falta de vcs mencionarem essa versão aqui, direto dos pulps. http://www.altuspress.com/shop/the-secret-6-classics-the-suicide-squads-last-mile/

    • Samir Naliato

      Muito bom, Octavio! Valeu por postar e somar com mais essa informação/curiosidade!

  • Rafhael Victor

    Btw, achei essa versão estendida de BvS pior que a original, hein.

  • O Gato Socialista

    o filme é maravilhoso. está na média das produções marvel/disney, essa reclamação contra o filme: roteiro fraco, falta de vilão, acho que é a vontade real que os fãs do ucm têm de afirmar de seu objeto de culto, porém lhes falta sinceridade o suficiente para isso.

    o filme tem suas qualidades, tem seus defeitos, como qualquer outro filme, oras; então por que martelar apenas os pontos fracos, que nem são a maioria deles?

  • O Gato Socialista

    a única coisa realmente ruim no filme é o coringa.
    mas descordo, ES não é melhor do que O Homem de Aço ou BvS.
    (aliás, O Homem de Aço é o melhor filme de super-heróis do século XXI).

  • O Gato Socialista

    a dança de Magia, embora não muito bem executada, é condizente com a situação: uma dança ritualística, como todas as feiticeiras possuem sua dança nos rituais.

  • O Gato Socialista

    uma das melhores coisas do filme é o coringa ser ruim.
    os haters afirmaram que o filme seria o filme do coringa, que a DC se prende ao Batman e ao Coringa… que bom que se enganaram. o coringa de leto é fraco, decepcionante e monótono; o Batman se aparecer por dois minutos do filme é muito, E O FILME SE SUSTENTA SEM ELES! o filme se sustenta graças à Amanda Waller, à Arlequina, ao Pistoleiro e ao Rick Flagg! O filme do ES se sustenta graças ao ES! isso é bom e foi um chute na cara em alguns!!

  • O Gato Socialista

    o podcast foi ótimo.
    mas houve um momento ruim: vcs citarem o omelete. aff!
    aquele site repleto de fanboys e haters da DC, como os próprios administradores o são descaradamente (não sei tanto forlani, mas b**** e h*****, misericórdia!!).

  • brunoalves65

    olá, quadrinautas do Confins! Mais um podcast excelente! Só senti falta de vocês comentarem que foi nas hq’s do Esquadrão que a Barbara Gordon surgiu como Oráculo (criada pelo John Ostrander e sua esposa Kim Yale), trazendo uma abordagem muito mais interessante para a personagem do que ela como Batgirl. Achei uma burrice trazer a heroína de volta nos Novos 52.
    Quanto ao filme, achei muito fraco, aquém do potencial que o Esquadrão tem. Roteiro, motivações, viloes… tudo muito clichê, previsível. Nem achei tão divertido assim (na verdade cheguei a cochilar em algumas passagens). As únicas cenas que ficaram na minha memória foram as aparições do Batman, o que já me deixou ansioso para o filme solo do morcego,
    Mas, paradoxalmente, o filme é melhor do que BvS. Acredito que o estúdio irá aprender com os erros e a sequência será bem melhor.
    E concordo: a pior coisa do filme é o Coringa. Saudades do Ledger e do Nicholson.
    Grande abraço!

    Ah, como sugestão de pauta: que tal um programa sobre as séries de TV baseadas em quadrinhos?

  • Sr.Cleverson

    Tomando a liberdade para indicar uma Hq espetacular: DC Especial #4 “Pistoleiro”, Abril Jovem – março 1991. Primeira frase do texto de abertura: “Pistoleiro; Ele não é o vilão que você pensa que é… Talvez seja pior!” Muito bom! Que época inspirada!

  • [Better Call Harvey]

    Vingadores 2 foi foooodaaa.

    Em comparação com os outros foi abaixo. Mas ainda sim divertiu muito

    • O Bastardo

      Definitivamente é um filme problemático, e tem muitas falhas. Eu admito isso, mas gosto pra caralho do filme, acho divertidíssimo.

  • Enoch

    Quais seriam os erros crassos e as coisas imperdoáveis ?

    • O Bastardo

      Pô cara, eu teria que escrever um textão aqui hehehe

      Pra ficar em exemplos mais óbvios, por que a Amanda Waller não explodiu o coração da Magia quando a coisa saiu do controle? Por que a Arlequina voltou pra prisão, se o Leto já tinha neutralizado o chip no pescoço dela? A entidade mágica milenar poderia ser abatida com um missel teleguiado, o suposto quase sacrifício do esquadrão foi inútil. Furos de roteiro.

      E sem falar no texto horroroso. Vai dizer que você não se incomodou com aquele “não vou deixar minha segunda família morrer”? Algumas dentre muitas coisas que me incomodaram, antes mesmo de parar pra pensar no filme. Pode ter divertido muita gente (e acho válido), mas os erros estão aí cara.

  • Enoch

    Esquadão Suicida é um filme muito bom !!

    Não é perfeito mas é divertido e instigante !! Chega a “marvelizar” agora ao quebrar o tabu das cenas pós-créditos mas apesar de toda essa aparente amaciada em relação ao tom original, com direito até a “bonecos de massa”, o que poderia ser um tiro no pé, realmente não passa disso. Esquadrão Suicida pode até mancar vez ou outra por causa desse tiro, mas também corre muito, briga e salta, na maior parte do tempo. Dirigir um filme de grupo não deve ser fácil, mas ainda que David Ayer não seja um Joss Whedon, felizmente ele já tem uma experiência para isso advinda de filmes como Corações de Ferro e Sabotagem. Nem mesmo Bryan Singer conseguiu repetir o que fez em Os Suspeitos.

    Enfim, acho que ninguém tinha dúvida ainda de que o Pistoleiro e a Arlequina estariam sob a luz dos holofotes mais do que qualquer outro neste filme e eu não acho isso um demérito. Will Smith que é ótimo ator mas insiste naquela velha mania de emprestar aos seus papéis mais da sua personalidade do que deveria e tivemos um Floyd Lawton piadista e de quebra pai dedicado. Um bom Pistoleiro “elseworlds” que inclusive erra tiros de propósito mas por outro lado, é uma pena que a oportunidade de mostra-lo como Tigre de Bronze, que seria mais do meu agrado, aparentemente não foi sequer cogitada… Alguém que é capaz de nocautear o Batman não podia ter ficado de lado assim !!

    Margot Robbie deixaria seu “pudinzinho’ orgulhoso pois rouba o filme como Nicholson e Ledger fizeram antes dela. Faço coro junto com os marmanjos, moleques e garotas que se derretem por sua Arlequina mas não posso deixar de elogiar Cara Delevingne que sempre achei um colírio mas finalmente pude testemunhar que é uma atriz competente pela forma como interpretou a Magia, principalmente nos primeiros momentos, onde realmente lembra bastante o terror estilo O Chamado.

    Os personagens mais fieis as histórias de John Ostrander pra mim foram o Capt. Bumerangue e Amanda Waller, pois me fizeram quase sentir como se estivesse lendo a hq em minhas mãos de novo ! El Diablo foi uma ótima surpresa e o cameo do Flash foi legal mas o Cel. Flag foi uma decepção tal qual o Luthor de BvS, e pelo que eu soube das cenas não aproveitadas, é realmente uma pena que a Katana não tenha aparecido mais… A cena da espada emanando névoa em forma de crânios é muito boa !!

    O polêmico Coringa gangsta com direito a desnecessárias tatuagens e grillz tem lá seu mérito e é uma pena que sua fala “I can’t wait to show you my toys ” tenha também ficado de fora da edição final. Ainda assim, Leto é um bom ator e apresenta um palhaço do crime que me lembrou o de Frank Miller em Cavaleiro das Trevas, misturado com Marilyn Manson.

    Alias que trilha sonora espetacular !! A melhor de um filme de super-herois até agora … ou de super-vilôes, que seja ! Se o filme foi “videocliptico”, o fez nos momentos certos !! Como na ficha do Pistoleiro, por exemplo.

    Estou ansioso para :
    – ver o Ben Affleck alcançar ou superar a marca de Jackman como o Wolverine. Para mim seu Batman é o melhor da história do cinema e eu nunca esperei menos do que isso !
    – a versão estendida deste filme.
    – Esquadrão Suicida II
    – Liga da Justiça vs Esquadrão Suicida. Quem sabe ?

    Se não me engano, o Rick Flag original é o pai do Rick Flag da versão oitentista. Aliás, bem bacana vocês terem comentado Lendas, que é uma das minhas histórias preferidas em hq !!

    E lembro que bem no começo, eu também fiquei temeroso de forçarem uma barra mostrando o Coringa como membro do Esquadrão Suicida, mas preferi dizer a mim mesmo que isso não aconteceria rs

    Inclusive a cena do sonho da Arlequina em viver como uma dona de casa prendada pra mim faz sentido justamente por não fazer sentido. Está de acordo com a insanidade da personagem, agrega surpresa e faz uma contradição, tornando-a ainda mais imprevisível e profunda. Achei melhor do que mostrar o obvio, tipo ela e o Senhor C bebendo vinho, deitados sobre a capa do Batman.

    Aliás, acho legal quando o Sidão fala que o personagem favorito dele é o Batman !! Sempre achei que fosse o Corto Maltese ou o Itto Ogami.

    A parte em que a Amanda Waller atira em todo mundo também me causou estranheza. Acho que poderiam ter mostrado que ela é badass simplesmente com uma fala ou algo evidenciando que ela impõe tanto respeito ou medo, que ali ninguém seria louco de prejudicar ou de expor a força-tarefa x.

    A cena do smile gigantesco também me chamou a atenção, e não pude deixar de interpretar como uma referência a Watchmen. Geralmente, eu não percebo esses ester eggs por serem pequenos ou estarem no fundo do cenário e/ou canto da tela rs

    Em tempo, o Esquadrão Suicida poderia encarar o Superman com magia, bumerangues sônicos e balas de kryptonita rs

  • Concordo com praticamente tudo o que vocês falaram no podcast, o filme não é o melhor filme de heróis já feito, mas não é a erro colossal que muitos sites e canais do YouTube tem afirmado que é, o filme tem é como vocês disseram, é mediano, um filme divertido.
    Eu acho que todo esse ódio que se tem pregado contra a Warner/DC e suas produções seja apenas aquela briga idiota que os malucos insistem em propagar de DC vs Marvel, ai vem esses tais críticos “especialistas” (coloco entre aspas pois o que eles fazem não é nada profissional) e ficam colocando mais lenha nessa fogueira de ignorância para conseguir um pouco mais de views e visitas no site, justamente para aproveitar que a Marvel tem atualmente mais fã e mais malucos apoiando e dispostos a defender com unhas e dentes a imaginária honra de perfeição das produções da Casa das Ideias.
    Sobre a história de críticas/opiniões compradas, acredito sim que exista, em alguns sites isso é evidente, pois fala bem em um momento, para em outro falar que é terrível, então porque não ocorreria com a compra da opinião para falar mal de algo? É correto? É justo com o público? Não, não é, mas fazer o que, acontece.
    Abraço para todos, se cuidem.

  • Willian Martins

    Achei o filme muito ruim no aspecto cinematográfico, já que nunca li a HQ. Até minha namorada que gosta de qualquer coisa, achou o filme bem mais ou menos, e bem mais pra menos.

    Vocês acharam ruim apenas na comparação HQ x Filme que já se enquadra pra quem conhece a HQ e nesse caso não pra mim. Acho que se contiveram demais nessa critica, talvez pra não arrumar confusão com seus leitores e ouvintes.

  • Luiz Magno

    Muito antes da Arlequina fazer parte do Esquadrão Suicida, na fase de John Ostrander haviam os vilões Pierrô e Colombina. A Colombina pode ser considerada a inspiração para a Harley.

  • Luiz Magno

    Se tivessem feito um filme de ação estilo anos 80 teria sido mais honesto.

  • Me impressionei com a opinião do pessoal, achei o filme péssimo. Bem pior que BvS ou Man of Steel. Mas é assim mesmo, o que importa é que a discussão foi boa e me fez pensar sobre o que achei do filme.