Universo HQ: 15 anos de vida!

Por Samir Naliato
Data: 4 março, 2015
Anúncio sobre o Universo HQ, de 2001Anúncio sobre o Universo HQ, de 2001

A Internet é um veículo realmente impressionante. Parece tão fácil criar coisas novas, com tantas possibilidades. Grandes empresas investindo milhões de dólares, ou simples pessoas apenas movidas pela empolgação, podem começar projetos que dificilmente se sabe como estarão seis meses depois.

Afinal, da mesma maneira que é fácil criar, é fácil acabar.

É difícil achar apoiadores, novidades surgem e somem todos os dias, e manter-se atual é uma tarefa árdua. Se em pleno 2015, a Internet ainda sofre com esses problemas, imagine no longínquo (em termos “internáuticos”) ano 2000.

Foi em 5 de janeiro de 2000 que o Universo HQ estreou. Nasceu a tempo de acompanhar de perto a virada para o novo século, cheio de promessas e revoluções batendo à porta. Quem poderia imaginar que, 15 anos depois, ele ainda estaria aqui?

E não é que isso aconteceu?

Durante todo esse tempo, cobrimos as novidades dos quadrinhos, e vimos suas histórias e personagens se expandirem para além das páginas: livros, animações, filmes, brinquedos, televisão, roupas… eles estão em todos os lugares.

O UHQ também cresceu, assim como os envolvidos em manter o site. Crescemos pessoal e profissionalmente, mas continuamos dividindo nosso tempo com esse cantinho que nos remete a um tempo diferente, um sentimento de paixão misturado com nostalgia que a vida adulta nem sempre nos permite ter.

Durante estes 15 anos, o site contou com centenas de colaboradores que nunca pediram nada em troca, com exceção do prazer de fazer parte de alguma maneira desse projeto. Alguns escreveram apenas um texto, outros surgiram com uma ideia. Não importa, todos eles fazem parte desta história.

Assim como você, leitor.

Seja o que nos visita hoje pela primeira vez, seja aquele que acompanha o site desde o começo, você é o que nos dá força e prazer pra continuar. Ficamos muito orgulhosos. Por isso, a quem nos lê, só temos uma coisa a dizer: muito obrigado! Você foi o principal combustível durante todos esses 180 meses.

Nesse tempo, o Universo HQ publicou mais de 30 mil páginas de conteúdo, com notícias, resenhas, entrevistas, colunas, charges, checklists, matérias e muito mais.

Em meados de 2013, passamos pela nossa maior reformulação, não só visualmente, mas também estruturalmente. Por isso, muito conteúdo ficou indisponível, mas aos poucos eles estão voltando. Até o momento, em torno de 1500 textos foram migrados, incluindo charges, diversos reviews, algumas colunas e críticas de filmes.

Também estreou a coluna Confins do Universo, na qual a nossa equipe troca ideias, posta comentários, curiosidades, brincadeiras e histórias diversas sobre os mais variados assuntos, de uma maneira bem mais descontraída e informal.

E quem sabe não pintam novidades para comemorar este 15º aniversário?

Agora, você é nosso convidado para a “festa” que rolará durante o ano todo, com conteúdos novos e migração de material antigo. Confira alguns que já estão disponíveis:

Entrevistas

Matérias

• Outros artigos escritos por

.

.

.