Confins do Universo 075 – Avante, Vingadores (nas HQs)!

Por Samir Naliato
Data: 24 abril, 2019

Os maiores heróis da Terra estão prestes a estrear um novo filme que promete pulverizar a bilheteria mundial!

Mas todo esse sucesso começou nos quadrinhos, na década de 1960. E, neste episódio, a equipe do Confins do Universo, mais o convidado especial Mario Luiz Barroso, se reuniu para relembrar essa trajetória. Falamos sobre as origens, inspirações, formação original do grupo, os heróis que já integraram a equipe, os líderes, principais histórias, os autores e outras curiosidades!

Conheça mais um pouco dos Vingadores, seus momentos de destaque, os pontos baixos, cancelamento e ressurgimento que tornaram esta a principal equipe da Marvel nos dias de hoje!

E ainda: mensagens dos ouvintes!

Confins do Universo 075 – Avante, Vingadores (nas HQs)!

.

Participantes

_____________________________________________________________

Confins do Universo recomenda

_____________________________________________________________

Comentado neste programa

_____________________________________________________________

Contato

Envie a sua mensagem com sugestões, elogios ou críticas: podcast@universohq.com
Mensagem de voz via Whatsapp para (11) 94583-5989
Redes sociais: Twitter – Facebook – InstagramGoogle+Youtube

_____________________________________________________________

Assine o Confins do Universo

Feed RSS – http://podcast.universohq.com/feed/
iTunes Store
Spotify

_____________________________________________________________

Confins do Universo em vídeo

Canal do Universo HQ no YouTube

_____________________________________________________________

Edição e Sonorização

O Confins do Universo é editado por Rádiofobia Podcast e Multimídia.

_____________________________________________________________

Narração de abertura e encerramento

Guilherme Briggs – Twitter – Facebook – Instagram

_____________________________________________________________

Logotipo

Damasio Neto – Facebook – Instagram

_____________________________________________________________

Ilustração do Confins do Universo

Daniel Brandão (versão 1) – Twitter – Facebook – Site Oficial
Vitor Cafaggi (versão 2) – Twitter – Facebook – Instagram

Confins do Universo, por Vitor Cafaggi

• Outros artigos escritos por

.

.

.

  • Kosmidis

    Eu tenho o formatinho dessa capa gente <3 A melhor história dos vingadores que eu já li ( mesmo sendo uma merda rsrs ) Vou até ouvir o episódio mais feliz !!!!

    • Sidney Gusman

      Boa!

  • frases_Mr.Satan

    Passando pra ver se era sobre o lobo solitário o cast dessa semana.

    • Sidney Gusman

      Só se a gravação e a edição fossem a jato. Não houve tempo pra juntar todo mundo.

      • frases_Mr.Satan

        Era dessa confirmação que eu precisava, abraços.

  • César Lima

    George Perez na capa indica que o cast promete! :)

  • Brunno Gustavo

    realmente os vingadores não tem aquelas historias tao marcantes quanto a Liga(muito mais eppica pra mim) mas é uma puta grupo !
    Sempre li mais X-Men or conta do desenho dos anos 90 e tal,quando comecei a ler hqs estranhei um ouco os vingadores,mas peguei gosto e acompanho regularmente.
    indico a fase Jovens Vingadores que abordava temas interessantes e tinha personagens bem bacanas,o cara da Serie OC que escrevia,no mais abraço e continuem com o melhorpodcast de quadrinhos desse e de qualquer outro universo!!

  • Bruno Rosa

    o cavaleiro negro vilão é tio do cavaleiro negro vingador, não ?

    • Sim. O ”primeiro” Cavaleiro Negro que apareceu foi vilão do Homem de Ferro e Vingadores. E ele era tio do ”segundo” Cavaleiro Negro que é membro dos Vingadores. Depois foi revelado que existe uma ”dinastia” de Cavaleiros Negros desde a Idade Média.

    • Pedro Bouça

      Sim, e eles também esqueceram que o Ardiloso (vulgo Pete Pote-de-Pasta) era parte da equipe. Derretedor e Homem Radioativo idem.

      • Pedro Bouça

        Equipe dos Mestres do Terror, bem entendido!

  • A respeito do Hank PymHomem Formiga original: já perdeu a graça essa história de dizer que ele ”é o cara que bate na mulher”. Isso não é bem verdade, não. E já tá chato esse lance de espalhar esse equívoco, que até atrapalha o personagem e toda a mitologia (e até outros personagens) relacionados a ele.

    1- Hank Pym estava fora de si, afetado pelo uso constante das partículas Pym e sob domínio de uma de suas múltiplas personalidades: o mau caráter canalha que viria ser o Jaqueta Amarela. Ele deu um TAPA no rosto da Vespa que, mesmo magoada, depois entendeu que se tratava de um momento de desequilíbrio emocional. NÃO se tratava do comportamento normal do Hank. NÃO era uma situação comum o Hank bater na esposa, nem antes e nem depois dessa triste atitude.

    2- O Hank Pym que ”bate na esposa de verdade” é a ridícula versão alternativa do Universo Marvel Ultimate, escrita por Mark Millar. Foi essa versão que empurrou a fama de ”agressor de mulheres” do Pym. Que é extremamente incômoda e que muito atrapalhou o personagem até hoje, quase anulando a possibilidade de produzirem os filmes do Homem Formiga.

    A respeito da mudança de nomes e uniformes do Hank Pym:

    Pode parecer bem estranho, mas, como a gente percebe ao longo da trajetória do personagem, Pym tem uma múltipla personalidade gerada tanto por sua mente complexa e genial sob o efeito nocivo do uso prolongado das Partículas Pym: A mente do Pym se tornou uma espécie de COLMEIA! A mente do Pym vira uma espécie de comunidade onde cada faceta age com uma função determinada, como insetos com funções específicas em uma coletividade.

    Homem-Formiga seria a personalidade líder. Ele é o pilar central da personalidade do Pym. Mais paciente, sóbrio, político, pacífico. Como a rainha de uma colmeia.

    Homem-GiganteGolias 1: É mais a força bruta, ação, agressividade moderada. Quase um ”inseto operário” da colmeia.

    Jaqueta Amarela: Seria a versão ”Hulk Cinza” do Pym. Mais sacana e canalha, ele joga sujo e faz atitudes que Pym não teria coragem de fazer. É toda a agressividade e rancor do Pym transformada em auto proteção, quando o mesmo se sente mais vulnerável emocionalmente. Uma espécie de insetozangão protetor da colmeia.

    Ultron é o lado realmente MALIGNO do Pym. Quando Hank Pym estudou programação para produzir uma Inteligência Artificial para ”jogar xadrez com ele” (tudo isso num final de semana), na verdade, foi uma forma de traduzir em programação o lado negro do cientista e EXORCIZÁ-LO de sua mente. E foi o que aconteceu… Pym DELETOUTRANSFERIU da sua mente para uma inteligência artificial todo o lado emocional que ele NÃO gostava em si mesmo. Tentando controlá-lo fora de sua mente, personificando-o como uma ”criança” que iria sofrer uma reeducação. Porém, feito de uma forma praticamente ”inconsciente”.

    Mas, o Ultron se rebelou rapidamente e começou a enfrentar seu ”pai”. E, para o Pym acabou criando seu pior inimigo e sofrendo uma decadência psicológica cada vez maior. Pois, essa depressão contínua é sintoma da FALTA desse pedaço de sua psiquê. Ele estava incompleto. Atualmente, se não me falha a memória, Pym e Ultron sofreram uma fusão física, tornando-se um ser cyborg.

    • Cassiano Cordeiro Alves

      Muito oportuna sua colocação, concordo totalmente com ela. Hank Pym é um personagem complexo, seu transtorno de múltiplas personalidades é um prato cheio para os roteiristas.
      Tive o sonho de o vilão do 1° filme do Homem-Formiga ser justamente o Pym atuando como Jaqueta Amarela.

  • A respeito de quem NÃO foi um Vingador da Marvel: Acho que o Tocha Humana 2, do Quarteto Fantástico, além do(s) Motoqueiro(s) Fantasma(s) do século XX não fizeram parte da equipe. Além da maior parte dos X-men. Isso sem falar da maior parte de equipes como Inumanos, Eternos, Agentes da ATLAS, Guardiões da Galáxia (muito embora essa equipe sempre foi um ”Vingadores do Espaço”), Clã Destino, etc.

  • fabiano lima

    O programa foi um bom aquecimento pro filme Ultimato, agora é difícil escapar dos spoilers do filme, já não bastasse mensagens na net, tem agora isso de postar cenas do filme no youtube e mesmo que não assista entrega o nome da cena em questão é complicado isso.

  • Willian Spengler

    Excelente cast, como já é consuetudinário.

    Eu gosto bastante do run do John Byrne nos Vingadores da Costa Oeste.

    A conclusão do arco “A busca pelo Visão”, como bem foi comentado, de certo modo lançou as sementes para que o que Brian Michael Bendis faria, mais de uma década e meia depois, com o título dos Vingadores.

    Foram apenas 15 números (The West Coast Avengers# 42 a 57, se bem lembro, com a mudança do título da revista, a partir do #47), mas a passagem do barbudo brigão canadense foi muito marcante!

    Byrne foi um dos maiores nomes das HQ na década de 80 (a Tropa Alfa, o Quarteto Fantástico, a Mulher Hulk, o Capitão América, o Namor e o Super Homem não me deixam mentir!).

    Saudações!

    Willian Spengler

  • Douglas Schneider Strassmann

    O sr. Fantástico e a Mulher Invisível também fizeram parte da equipe por algumas edições, a partir de Avengers #300, depois da fase do Roger Stern. Os Vingadores tinham debandado devido a crises internas, e o Capitão reúne uma nova equipe.

  • Douglas Schneider Strassmann

    Sobre vilões virarem heróis, os X-men também tem muito disso.
    Vampira começou como vilã, depois fez parte da equipe dos X-men.
    Magneto, idem. Rainha Branca; isto só para citar alguns.
    E nos anos 90, teve a equipe dos Thunderbolts, que era só sobre isso.

  • Douglas Schneider Strassmann

    Operação Tempestade Galáctica! Gostaria muito de ver esta saga no formato original e com os devidos epílogos em Captain America #401 e Quasar #35-36. Tinha esperança que a Salvat publicasse este material na coleção de capa preta. Porém, a coleção foi cancelada no volume 135… Alô Panini? Quem sabe em 2020?

  • Enoch

    Estou tão atrasado que fui ouvir esse Podcast que era pra ser um esquenta pra Ultimato somente algumas semanas DEPOIS de ter visto o filme. Acho que pra mim acabou sendo um “esfria” mas sem dúvida muito prazeroso de ouvir.

    Ao meu ver, uma consequência interessante da força do nome Vingadores ao longo dos anos é a quantidade de heróis inusitados que acabou fazendo parte do grupo. Eu nunca ia prever que um dia seriam associados aos Vingadores personagens como os deuses Odin e Ares, a entidade Fênix, os vigilantes urbanos Demolidor, Luke Cage e Punho de Ferro, o cowboy Defensor Mascarado, uma das minhas heroínas favoritas da infância Flama (a Estrela de Fogo) e o motivo de orgulho nacional Mancha Solar !!!

    Isso sem falar de alguns tipos mais casca-grossa como Dentes-de-Sabre, Kraven, Conan, Justiceiro e Elektra que também podem ser considerados Vingadores. Vale lembrar que do Quarteto Fantástico original, apenas o Tocha Humano nunca se afiliou ao heróis mais poderosos da Terra.

    Em tempo, não resisti a tentação e tb criei a minha escalação dos sonhos de Vingadores. Eu começaria pelo óbvio com Capitão América, Homem de Ferro e Thor pois sem a trindade na equipe, não vale. Incluiria Namor pq se é pra proteger o planeta, tem que ser como um todo, até embaixo d’água. Poria o Dr Estranho pq é de suma importância ter um místico no grupo. Chamaria duas personagens por quem tenho grande carinho, a Tempestade e Garra de Prata. Por último mas não menos importante eu colocaria Hawkeye (a filha, não o pai) por aquela história de ser sempre bom ter alguém com uma perspectiva humana por perto e tb por ser legal ter um personagem novato.

  • Gabriel Vaz

    Sidão, pode manter a parte de escolher escritor e desenhista favorito, essas coisas. Estamos no lugar certo para nerdice extrema =D