Os melhores quadrinhos de 2014

Por Sidney Gusman
Data: 23 janeiro, 2015

Foi outro grande ano para os quadrinhos, com eventos excelentes, muitos lançamentos e, especialmente, diversos materiais de qualidade em bancas e livrarias. Veja as melhores, na opinião da equipe do Universo HQ

 

É bom demais atestar que, ano a ano, uma informação se repete em todas as matérias sobre os grandes lançamentos dos últimos 12 meses: foram publicados muitos, mas muitos quadrinhos ótimos.

2014 não foi diferente. Mas teve alguns adicionais.

Porque além de excelentes HQs, nos mais diversos gêneros, tivemos a melhor edição até agora da Gibicon, em Curitiba, a espetacular estreia da Comic Con Experience, em São Paulo, e muitos eventos menores pululando pelo Brasil inteiro.

Matérias sobre quadrinhos são cada vez mais comuns em grandes meios de comunicação, e isso tende a aumentar – mesmo que, algumas vezes, a desinformação dos jornalistas que pouco entendem do mercado mais atrapalhe do que auxilie. Mas também é missão de quem é do ramo orientar, explicar, cobrar, fazer sua parte.

Nunca as pessoas tiveram tanto orgulho em demonstrar o quanto gostam de quadrinhos.

Que bom! Pois isso vem se refletindo em números. As vendas do mercado de quadrinhos, como um todo, vêm crescendo nos últimos tempos, enquanto outros segmentos editoriais caíram bastante. Não à toa, é cada vez mais comum novas editoras investirem (nem sempre com um plano bem elaborado) em HQs a cada “temporada”.

E o que dizer do público presente à CCXP e à Gibicon, por exemplo? E do tanto que essas pessoas consumiram em quadrinhos e produtos relacionados?

Realmente, é um momento diferente. E isso se reflete diretamente na produção nacional de quadrinhos. E hoje há muita gente consumindo HQs brasileiras. Quem passeou por eventos no ano passado viu isso in loco.

Claro que estamos muito longe de um cenário ideal, com essas obras chegando a bancas e livrarias e não sendo adquiridas quase sempre em eventos. Mas o quadro é animador, pois a distância vem diminuindo. E com tanta gente trabalhando e mostrando resultados…

Sonhar não dói!

Quando, lá em 2000, quando o Universo HQ começou alguém poderia sonhar que, das 30 HQs indicadas como melhores do ano, 19 seriam brasileiras? E olha que cabia mais! Foi a segunda vez que isso aconteceu (a primeira foi em 2013).

De todo modo, antes da lista, uma explicação: desde 2012, a lista de melhores quadrinhos do ano anterior do Universo HQ é, na verdade, um apanhado dos títulos que foram indicados mês a mês, por toda a equipe do site (para entender por quê, clique aqui), privilegiando, assim, a pluralidade.

São 30 indicados, tanto nas obras inéditas, quanto nas republicações; e você pode clicar nos links para conferir resenhas e notícias a respeito das obras. A relação das HQs é disposta em ordem alfabética, sem qualquer ranqueamento.

Os critérios na escolha foram: ser, literalmente, uma história em quadrinhos (livro ilustrado não vale) e ter sua publicação iniciada ou concluída durante o ano passado.

Um critério que trazia bastante confusão em nossas listas anteriores era o de considerar como inéditas obras que tivessem parte de histórias republicada e parte de material que nunca havia sido publicado por aqui. Para tentar “arrumar a casa”, desde 2008, passaram a ser consideradas inéditas apenas obras que tiverem mais da metade de suas páginas de HQs nunca lançadas no Brasil em formato de revista ou álbum.

Um caso à parte são algumas coletâneas de tiras. As que já haviam sido lançadas em álbum, como Calvin & Haroldo, entram no time das republicações. Mas as que haviam saído em jornais ou na internet, mas cujo material ainda não tinha sido completamente compilado em livro ou revista estão na lista das inéditas.

Nas republicações, só são consideradas obras que efetivamente ganharam uma nova edição e não meramente uma reimpressão.

Então, é hora de conhecer os melhores quadrinhos de 2014, na opinião da equipe do Universo HQ.

Obras inéditas

A vida de Jonas
A vida de Jonas

(Zarabatana)

Bom de brigaBom de briga
(Quadrinhos na Cia.)

CaptarCaptar
(independente)

CumbeCumbe
(Veneta)

DoraDora
(independente)

H.E.I.T.O.R.
H.E.I.T.O.R.
(independente)
KaputtKaputt
(WMF Martins Fontes)

KlausKlaus
(Balão)

LegiãoLegião
(Zarabatana)

Macanudo 7Macanudo 7
(Zarabatana)

QuaisqualigundumQuaisqualigundum
(independente)

RiscoRisco
(Cachalote)

TungstênioTungstênio
(Veneta)

 

Outras obras que mereceram “menção honrosa” em 2014: 20th Century Boys # 12 (Panini), A Lei de Canon (Mythos), Aâma – Volume 2 – A multidão invisível (Nemo), Aú – O capoeirista e o fantasma do farol (Papel A2), Bourbon Street – Turnê de despedida (8Inverso), Cavalos mortos permanecem no acostamento (Cachalote), Demolidor – Volume 3 – Medo e delírio na Latvéria (Panini), Dentes de Elefante (webcomic), Desenhos invisíveis (Lote 42), Fim do mundo (Arte & Letra), Galho seco (independente), Gibi Quântico (independente), Lúcifer e o martelo # 1 (JBC), O amor infinito que tenho por você e outras histórias (Balão), O Inescrito – Volume 5 – Ontogênese (Panini), Paolo Pinocchio (Zarabatana), Talvez seja mentira (independente) e Trinity – A história em quadrinhos da primeira bomba atômica (Três Estrelas).

Republicações

Capitão América – O soldado invernalCapitão América – O soldado invernal
(Salvat)

Có! & BirdsCó! & Birds
(Quadrinhos na Cia.)

Do InfernoDo Inferno
(Veneta)

Guerra CivilGuerra Civil
(Salvat)

Homem de Ferro – Demônio na garrafaHomem de Ferro – Demônio na garrafa
(Salvat)

Os Supremos – Segurança nacionalOs Supremos – Segurança nacional
(Salvat)

Superman e a Legião dos Super-HeróisSuperman e a Legião dos Super-Heróis
(Panini)

Tex Gigante em Cores – Volume 1 – Tex, o GrandeTex Gigante em Cores – Volume 1 – Tex, o Grande
(Mythos)

Vagabond # 16Vagabond # 16
(Nova Sampa)

Wolverine – O velho LoganWolverine – O velho Logan
(Salvat)
X-Men – A saga da Fênix NegraX-Men – A saga da Fênix Negra
(Salvat)

 

Dentre as republicações do ano, também são dignas de destaque: A saga do Monstro do Pântano – Livro 2 (Panini), Batman & Robin (Panini); Berserk # 1 (Panini), Capitão América – A escolha (Salvat), Coleção Histórica Marvel – Os Vingadores – Volume 1 (Panini), Demolidor, por Frank Miller & Klaus Janson – Volume 1 (Panini), Homem de Ferro – Extremis (Salvat), Juiz Dredd Mega-Almanaque (Mythos), Novos X-Men – E de extinção (Salvat), O Livro de Ouro do Recruta Zero # 1 (Pixel), Os Invisíveis – Volume 1 – Revolução (Panini), Os Pequenos Perpétuos (Panini), Planetary – Volume 3 – Deixando o Século 20 (Panini); Preacher – Volume 6 – Guerra ao Sol (Panini), Quarteto Fantástico – O fim (Salvat), Sandman – Os Caçadores de sonhos (Panini), Sandman – Teatro do mistério – Volume 1 – O Tarântula (Panini), Sin City – O assassino amarelo (Devir), Surpreendentes X-Men – Perigoso (Salvat), Thor – O renascer dos deuses (Salvat), Urtigão 50 anos (Abril), Wolverine – Arma X (Salvat) e X-Men – Deus ama, o homem mata (Panini).

 

• Outros artigos escritos por

.